Águeda, Aveiro, 23 de Setembro de 2023

Aveiro: Equipa de Socorro da EPA distinguida com o prémio AGIR da REN

26 de Janeiro 2022

O projeto “Equipa de Socorro”, da Escola Profissional de Aveiro (EPA), foi distinguido com o terceiro lugar do Prémio AGIR da REN, este ano dedicado à Inovação Social na resposta à Covid-19. O projeto visa a integração de alunos provenientes de um contexto problemático numa equipa de prestação de socorro. Em primeiro lugar ficou o projeto “SPEAK” da Share Your World, de Leiria, que desenvolveu uma plataforma que ajuda a resolver o problema da exclusão social de migrantes e refugiados através da aprendizagem de uma língua e da criação de uma rede informal de apoio social. Com o segundo lugar foi distinguido o “CoAction Against Covid-19”, um projeto do ProChild CoLAB, que promove, em tempo de pandemia, o bem-estar e a saúde mental de crianças e famílias do Município de Guimarães.

O projeto “Equipa de Socorro” da Escola Profissional de Aveiro (EPA) passa pela integração de alunos, a maioria provenientes de um meio socioeconómico desfavorecido e que vivem no limiar da pobreza e da exclusão social, numa equipa de socorro. Esta equipa é capaz de prestar os primeiros socorros em caso de acidentes ou incêndios, realizar rastreios de saúde e apoiar os colegas com as suas dificuldades pessoais, num universo que ultrapassa as 800 pessoas. A sua estreita ligação com as autoridades de socorro locais já evitou diversas deslocações desnecessárias à EPA, demonstrando a eficácia da atuação destes alunos.

Esta iniciativa inovadora, que envolve atualmente 14 alunos voluntários dos dois polos da EPA (Aveiro e Sever do Vouga), foi alargada em 2020, com a criação de uma linha telefónica de apoio/assistência COVID-19, relacionada com as dificuldades sentidas pela comunidade escolar em contexto de pandemia. Com o apoio de uma equipa de oito psicólogos, os jovens têm lidado com estas solicitações, contribuindo para dar apoio em situações de vulnerabilidade emocional relacionadas com a pandemia.

A capacitação dos jovens tem sido feita com formações dadas pelas corporações de bombeiros locais e por profissionais de saúde. Mas com a atribuição do Prémio AGIR, será possível certificar oficialmente os jovens através de formações dadas pela Escola Nacional de Bombeiros e pela Cruz Vermelha Portuguesa.

De acordo com Paulo Quina, Coordenador Técnico e Pedagógico da EPA, “com este prémio, a Equipa de Socorro ficará mais qualificada para intervir de forma diferenciada e poderá alargar o seu âmbito de atuação, por exemplo para pessoas vítimas de pobreza e de exclusão social devidamente sinalizadas por instituições de cariz social parceiras da EPA. A EPA agradece esta importante validação e reconhecimento público do trabalho desenvolvido pela Equipa de Socorro ao longo dos seus 11 anos de existência”.

A REN já definiu o tema da próxima edição do Prémio AGIR, com o contributo dos seus colaboradores: Promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas. Numa altura em que se conhecem, dia a dia, consequências do atual estilo de vida coletivo no ambiente, é urgente encontrar soluções para reverter o atual estado do planeta.

O Prémio AGIR visa dar apoio a projetos de associações, empresas e organizações com fins não lucrativos para que possam continuar a desempenhar o seu trabalho em prol do ambiente, da promoção da biodiversidade e do combate às alterações climáticas, não só através do eventual apoio monetário, mas também dando-lhes uma visibilidade que poderá ser muito útil na recolha de mais apoios.

 


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM