Águeda, Aveiro, 4 de Outubro de 2024

Aveiro evoca hoje os 300 anos da igreja do Senhor das Barrocas

15 de Novembro 2022

A construção da igreja das Barrocas teve início no dia 15 de novembro de 1722. Este templo, foi classificado como Monumento de Interesse Público (1945).

Aveiro evoca hoje, os 300 anos sobre o início da construção da igreja do Senhor das Barrocas com a realização de um programa evocativo, pelas 18h30, na igreja, onde se inclui uma Eucaristia, exposição e um momento musical como contou esta manhã no “Café e Companhia” o Padre João Alves, Pároco da Vera Cruz – Aveiro.

Para ouvir aqui

 

A História da Igreja da Vera Cruz

A construção da igreja das Barrocas teve início no dia 15 de novembro de 1722. Este templo, classificado como Monumento de Interesse Público (1945), cuja fama levou à denominação fora da cidade do “Senhor de Aveiro”, da “Boa passagem” ou “Dos Milagres”, tem a sua edificação a partir de um milagre a Custódio Fernandes, morador na vetusta Rua do Vento (Vera Cruz), que, estando doente, se apegou a uma antiga imagem do Crucificado em pedra (hoje no altar mor da igreja), , uma imagem com propriedades milagrosas que existia num cruzeiro no lugar das Barrocas (“local com barro”). curando-se.

Da fama desde logo granjeada, e com as esmolas dos fiéis, dá-se início à construção de uma humilde capelinha em madeira para receber a imagem milagrosa, levada a 16 de novembro de 1732.

A grande devoção levará à edificação daquele que será o mais eloquente e significativo exemplar de arquitetura barroca em Aveiro, com traço atribuído ao arquiteto/escultor Claude Laprade.

A escolha de planta centralizada barroca de pendor italianizante e erudito, revela o que de melhor se fazia no reinado de D. João V. Todavia, contrariamente às suas congéneres, esta igreja é octogonal e não hexagonal, apresentando capela-mor retangular e saliente.

Tem destaque o magnífico portal de acesso, enriquecido por ampla ornamentação escultórica: escudo coroado com simbologia da Paixão de Cristo, putti desnudos e decoração de máscaras e florões.

O interior prolonga a elegante decoração, com três diferentes campanhas de talha correspondentes à capela-mor, púlpitos e altares colaterais. O crucifixo original do Senhor das Barrocas encontra-se no camarim do retábulo.

Na envolvente, um muro com ramalhetes de flores esculpidos em pedra de Ançã emoldura o adro e cria um mirante sobre a Ria.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM