A Câmara Municipal de Aveiro anunciou,esta tarde,em reunião pública,que a empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A.venceu o concurso público para a execução da obra de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho pelo valor de 3.969.785,29€ +IVA.
A empreitada visa uma nova rede de iluminação pública, águas pluviais e resíduos sólidos urbanos,passeios mais largos e o separador central mais reduzido.A velocidade máxima que será permitida é de 30km/h com duas faixas de rodagem para cada sentido e uma zona de estacionamento em paralelo à via, também em cada sentido, junto aos passeios.
Recorde-se que esta é uma obra com financiamento comunitário garantido e com um prazo previsto de execução de 16 meses.
O processo segue agora para assinatura de contrato e visto do Tribunal de Contas.
O projeto de requalificação da Avenida, elaborado pela empresa FASE, Estudos e Projeto S.A,”desenhou um perfil que confere uma grande unidade a toda a Avenida, das “Pontes” até à Estação da CP, com a valorização do espaço destinado ao peão”lembra a Autarquia.
Socialistas discordam e apontam três aspectos
O PS em nota de imprensa reage a adjudicação da empreitada de requalificação da Avenida afirmando-se discordante e refere três aspectos.
“Erro histórico porque não deixa de ser altamente reveladora aniquilação total da Avenida-memória.Erro político porque a mesma maioria que governa a Câmara propôs aos Aveirenses um projeto liderado pelo Professor Jorge Carvalho muito mais abrangente na intensidade e extensão da compreensão da Avenida, discutido com grande profundidade diversidade que foi pura e simplesmente abandonado”.
O maior Partido da oposição diz que existe ainda um “Erro de gestão urbanística: Qual é a ideia (de avenida), o que é que se deseja para a Avenida? Ao nível do comércio local, da dinamização cultural, da habitação, e consequentemente mobilidade e estacionamento nela própria e na resposta das “artérias” adjacentes”questionam.