Prossegue o programa das Comemorações do Feriado Municipal de Aveiro com várias atividades, destacando-se a inauguração de três exposições, concertos evocativos a Santa Joana e a Assembleia Municipal Jovem.
A Exposição “I Love Aveiro” tem a inauguração marcada para o dia 11 de maio, quinta-feira, pelas 18h30, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
Trata-se de uma exposição sobre Aveiro, destacando quatro grandes linhas dedicadas à Identidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Cultura.
Quem Somos? Onde Vivemos? O que seremos? E Como Vivemos? são o mote desta exposição que desvela Aveiro, “um território com uma identidade coletiva dinâmica, alicerçada num profundo sentimento de pertença a um território sempre aberto, coeso, orgulhosamente diverso e inclusivo, assente em valores humanistas inalienáveis. Aveiro como testemunho de uma cidade que prospera sem constituir ameaça à vida natural e humana; Um palco de experimentação, inovação e fecunda contaminação cruzada com o setor artístico, apresentando projetos e eventos de base tecnológica que lançam pontes ao futuro; E, finalmente, Aveiro, Cidade de Cultura, porto de abrigo, cais de chegadas, de partidas e de encontros, ancoradouro de valores primaciais da comunhão humana: a Liberdade e a Democracia – divisas gravadas, por vezes a sangue, na sua História”.
“I Love Aveiro” integra, ainda, uma “sala de estar”, onde os visitantes podem repousar e conhecer mais e melhor Aveiro, através da consulta de publicações diversas ou do visionamento de vídeos sobre o território.
Destaque para os “Momentos I Love Aveiro”, uma programação integrada na dinâmica de mediação da Exposição, que contemplará diversas atividades culturais protagonizadas por artistas locais, nomeadamente, o concerto apresentado por “QIU S”, um grupo de música contemporânea e improvisação composto por Gabriel Neves (saxofones) e Telmo Sousa (guitarra/baixo), no dia 27 de maio; o dia 3 de junho será a vez do “Que Música Ouvimos?” promovido pela Arte no Tempo. A 17 de junho será a vez de um Concerto de Música Renascentista Barroca com harpa e voz de João Carlos Soares; a 24 será apresentado o concerto a solo “ZUHK” por Henrique Vilão, realizador, performer, vídeo artista e músico experimental. Para o encerramento da exposição, a 2 de julho, a proposta recai sobre “As Palavras”, concerto de voz, guitarra e loop station onde Rui Oliveira interpreta autores consagrados da língua portuguesa.
Nos dias 15 e 16 de maio, no mesmo espaço, poderá ainda ver, ao vivo, a artista Zooter a trabalhar num mural dedicado a Santa Joana, que integra a Exposição.
I Love Aveiro pode ser visitada até ao dia 2 de julho, de terça-feira a domingo – das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Tem entrada gratuita e visitas guiadas mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt
A exposição “Aveiro no Feminino – Lugares no Feminino” inaugura hoje, pelas 19h, no Museu da Cidade. Esta mostra é a primeira de uma trilogia de exposições que pretende contribuir para uma maior visibilidade do universo feminino em Aveiro e do seu papel estruturante na construção da cidade e da comunidade.
A mostra aborda a temática da toponímia feminina relacionando-a com a ocupação do território, com as vivências sociais do quotidiano citadino e com as figuras que, ao longo do tempo, se destacaram na sociedade aveirense.
A exposição é visitável até ao próximo dia 24 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Tem entrada gratuita e visitas guiadas mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.
Amanhã, dia 10 de maio, quarta-feira, às 19h, abre a exposição “Animais e Arte Nova. Um Animalário nas Ruas de Aveiro”, no Museu Arte Nova.
Esta mostra dá seguimento à exposição que esteve patente, no ano passado, “Natureza e Arte Nova. Um Herbário nas Ruas de Aveiro”, dedicada à identificação das espécies botânicas representadas em alguns edifícios aveirenses.
A exposição conta, mais uma vez, com a parceria do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e irá apresentar os diversos animais presentes nos edifícios Arte Nova em Aveiro.
Os animais são frequentemente utilizados como motivo decorativo na corrente Arte Nova, destacando-se as aves e os insetos. São estes os elementos que poderão ser apreciados nesta exposição.
“Animais e Arte Nova. Um Animalário nas Ruas de Aveiro” ficará patente até ao 24 de setembro, podendo ser apreciada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. A entrada tem o custo de 3,00€. Visitas guiadas, mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.
Como habitualmente, o programa integra vários concertos, destacando-se também amanhã, o Grande Concerto a Santa Joana, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com a Soprano Ana Vieira Leite e o Maestro Convidado Miguel Jalôto Lourenço.
O concerto decorre no Teatro Aveirense, pelas 21h30, e a entrada é gratuita, mediante o levantamento de bilhete na bilheteira.
No dia seguinte, 11 de maio, véspera do Feriado Municipal, terá lugar o Concerto Evocativo à Padroeira da Cidade pelo Coro de Santa Joana, às 21h30, na Igreja das Carmelitas. A entrada é livre.
Integrada ainda no programa das Comemorações do Feriado Municipal decorre hoje e amanhã, mais uma edição da Assembleia Municipal Jovem, atividade que visa promover junto dos alunos o exercício do direito de cidadania, os valores da democracia e da participação cívica.
A edição de hoje foi destinada aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Amanhã a iniciativa é dedicada aos alunos do Ensino Secundário e decorre na Sede da Assembleia Municipal de Aveiro – Edifício da Antiga Capitania.