Águeda, Aveiro, 15 de Outubro de 2024

Aveiro: Festivais de Outono abrem com a Filarmonia das Beiras

27 de Outubro 2023

Hoje, abre-se a “janela com vista para a extraordinária vida musical da região centro”. O termo foi usado por Pedro Rodrigues para se referir ao evento do qual é diretor artístico, os Festivais de Outono, iniciativa da Universidade de Aveiro (UA).

No programa de abertura constam Mozart e Schubert. A Orquestra Filarmonia das Beiras será dirigida por Fernando Marinho. Beatriz Cortesão (harpa) e Mafalda Carvalho (flauta) serão solistas.

Como já é tradição, a Orquestra Filarmonia das Beiras abre a edição de 2023 dos Festivais de Outono. Desta vez, hoje, 27 de outubro, às 21h30, no auditório Renato Araújo (edifício da Reitoria da UA), serão com as solistas a flautista Mafalda Carvalho e a harpista Beatriz Cortesão, vencedora do Prémio Jovens Músicos deste ano, organizado pela Rádio Antena 2, na categoria superior de Harpa.

Harpista portuguesa nascida em Coimbra, residente no concelho da Mealhada, Beatriz Cortesão tem vindo a realizar vários recitais em Portugal, Itália, Espanha, Rússia e Eslovénia. Para além de ter vencido o Prémio Jovens Músicos em Harpa nível superior e o Prémio Maestro Silva Pereira/Jovem Músico do Ano 2023, a harpista foi premiada em vários concursos de harpa a nível nacional e internacional. Em 2019, foi “Guest Artist” no “Lisboa Harp Seminar – HarpMasters On The Road”. No campo da música de câmara, Beatriz Cortesão integra o duo de harpa AnimArpa, com a harpista Carolina Coimbra.

A flautista Mafalda Carvalho iniciou os seus estudos musicais na escola de Música da União Filarmónica do Troviscal, ingressando posteriormente no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Dos prémios que recebeu destacam-se o primeiro lugar no Prémio jovens Músicos de 2016 no nível superior e o Primeiro Prémio na II Edição do Concurso Internacional José Massarrão em 2019 no escalão superior. Atualmente é aluna do Programa Doutoral em Música na UA.

O maestro Fernando Marinho é diretor artístico da Orquestra do Norte. Desde 2009 que é professor do Conservatório de Música do Porto, onde desempenha as funções de maestro, e foi responsável pela reestruturação das Orquestras de Sopros, de Cordas e Sinfónica, e pela criação das Orquestras Juvenis e do Grupo de Música Contemporânea do Conservatório de Música do Porto. Dirigiu diversas orquestras, entre as quais a Filarmonia das Beiras, vários cursos e estágios de orquestra, nomeadamente na UA/DeCA.

Ingressos para o Concerto de Abertura dos FO2023 exclusivamente através da Bilheteira Online (3 euros).


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM