Os Festivais de Outono (FO) fecham amanhã, sábado, a 30 de novembro.
Assinalando os 200 anos de 9ª Sinfonia de Beethoven, sobem ao palco do Teatro Aveirense, amanhã, a partir das 21h30, as orquestras Filarmonia das Beiras e Sinfónica do DeCA, o Coro do DeCA, e quatro cantores líricos, a soprano Simone Toito, a contralto Rafaela Veiga, o barítono Tiago Matos e o tenor Pedro Rodrigues. A direção será do maestro e professor Luís Carvalho.
“A Sinfonia n.° 9, conhecida como “A Nona”, a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven, é considerada percursora do romantismo na música e uma das grandes obras- primas do compositor alemão, nascido em Bona. O último movimento, chamado (informalmente) “Ode à Alegria”, foi rearranjado por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Europeia. Este movimento incorpora o poema “An die Freude” (“À Alegria”), uma ode escrita por Friedrich Schiller e cantada por solistas e coro. É exemplo de música cheia de significado e história que expressa os ideais de liberdade, paz e solidariedade”.
Nesta 20a edição dos Festivais celebram-se os 50 anos da UA, os 50 anos do 25 de Abril, e ainda os 200 anos da 9a Sinfonia de Beethoven, em parceria com Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura 2024.