A Cidade de Aveiro e o Bairro da Beira-Mar preparam-se para acolher as Grandes Festas em honra de São Gonçalinho. Vão ser cinco dias onde se vai cumprir a tradição e devoção ao “menino”. São esperadas milhares de pessoas vindas de um pouco de todo o país para as festas.
A Mordomia composta por 21 elementos vão cessar funções em janeiro e para o mordomo Luís Costeira esta festa vai ser um misto de alegria e tristeza,mas,quanto ao cartaz ele vem no seguimento de anos anteriores que junta valores musicais da região e artistas do panorama nacional.
Tal como em 2019 as festividades de Janeiro próximo vão ter dois palcos cobertos (Rossio e Praça do Peixe) para receber os concertos de Joana Espadinha,Samuel Úria,José Cid,Carla Blondie,Toy,Tuna Feminina e Masculina da Universidade de Aveiro,Delta Blues Riders e Dj Paulino Coelho entre outros.
As Festividades vão ter destaque no Programa televisivo “Aqui Portugal” da RTP 1 no dia 11.
Dia 12 de janeiro será o mais solene com o regresso da procissão a sair da Capela de São Gonçalinho.
Dia 13 o dia mais intenso com a arruada e passagem do ramo à nova mordomia.Neste dia vai haver uma manhã de Teatro para os mais novos com a tradicional peça “Papa Cavacas” para as escolas do Concelho e espectáculos piromusical nos dias 10 e 13.
O lançamento das cavacas e tal como no ano passado será nos horários a ser indicados pela comissão e com uma zona delimitada para as nassas.
A Festa é das pessoas e para as pessoas
Luís Costeira não esqueceu a importância que todos representam na realização das festas desde os patrocinadores,Câmara Municipal,Junta de Freguesia,comunicação social até aos peditórios feitos um pouco por todo o Concelho.O Mordomo reforçou o papel das iniciativas que integraram o programa “São Gonçalinho o ano inteirinho”na união do Bairro e da Cidade junto do seu “menino”.
As Festas ocorrem entre os dias 09 e 13 de janeiro no Bairro da Beira-Mar e encerram o Programa “Boas Festas em Aveiro”.