Águeda, Aveiro, 25 de Fevereiro de 2024

Aveiro junta-se à Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites

19 de Novembro 2020

Portugal junta-se pelo oitavo ano ao resto da Europa para participar na Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites, organizada pela EuroTest que se realiza de 20 a 27 de novembro de norte a sul do país, incluindo Aveiro. No distrito é possível fazer os testes, que gratuitos, rápidos e anónimos, em três locais: Associação Abraço, no Centro Comunitário de Esmoriz e no Centro Social de Paramos, em Espinho.

O objetivo desta iniciativa é “aumentar os esforços de testar e promover a sensibilização para os benefícios do rastreio do VIH e a encorajar que mais pessoas saibam o seu estatuto serológico para as hepatites virais B e C”.

Os efeitos da pandemia da Covid-19 são visíveis em todos os setores da sociedade e as pessoas com maior risco de infeção pelo VIH, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis , permanecem particularmente vulneráveis. “O encerramento, suspensão ou redução de serviços direcionados a estes grupos limitou o acesso à prevenção, rastreio e ligação aos cuidados de saúde”, lê-se em comunicado.

A iniciativa conjunta reúne diferentes parceiros da área da saúde pública europeia e une esforços desde 2013 com o objetivo de promover o rastreio atempado e literacia em saúde.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM