Com roupa para todas as idades, a Casinha do Aconchego vai estar aberta às terças e quintas-feiras, das 10 às 12 horas para doar roupa a quem precisar ou quiser aproveitar.
Depois de outras iniciativas de cárter social e ambiental, a Junta de Freguesia São Bernardo e a Aplausos Sem Reticências, associação, voltam a criar uma dinâmica em conjunto no sentido de apoiar a população.
«Não entendemos isto como caridadezinha. Estamos a ajudar o nosso semelhante e a ajudar cada um de nós. É uma permuta de interesses. Ao longo do tempo fomos recebendo roupa. Muita colocamos à disposição outra entregámos a associações. Contudo, muitas vezes, por questões de espaço as associações não conseguem acolher toda a quantidade de coisas que recebem. O que fazer, então, com o que nos foi chegando? Em respeito pelo ambiente e pelas pessoas que oferecem a roupa, decidimos criar um espaço. Uma espécie de loja solidária em que a moeda de troca é um sorriso. Mesmo escondido pela máscara”, explicam as entidades responsáveis pelo projeto.
Conscientes de que novos e mais difíceis tempos se avizinham a Casinha do Aconchego é uma porta aberta a outros projetos que poderão nascer no sentido de apoiar a comunidade.
A organização deixa um apelo a todos quantos queiram apoiar este projeto: «por favor, não deixem ficar roupa neste momento. Vamos pedindo e dando nota das necessidades. Também apelamos no sentido de que as roupas que nos cheguem estejam em bom estado. Tudo o que nos chega com nódoas, rasgões ou sujo vai para o lixo! Não façam deste espaço o vosso caixote de lixo. A regra é dar apenas aquilo que não vestimos porque não nos serve ou porque não gostamos».
Dando conta de todo o processo de receção da roupa, a organização explica que duas voluntárias, a Mariana e a Beatriz têm o cuidado de escolher o que está bom e de seguida separar por tamanhos, idades, género. Depois, as roupas são colocadas no espaço criado para o efeito em frente da Sede da Junta de Freguesia. Nos dias que a Casinha do Aconchego está aberta ao público, as pessoas podem espreitar e levar o que lhes dá jeito, mas não podem experimentar. Através de marcação, as famílias podem procurar o espaço noutros dias e horas».
A organização assegura o cumprimento das necessárias regras de controlo da pandemia e pede que quem possa marque a sua visita através do número 969380257, para evitar mesmo o ajuntamento de pessoas «que por pequeno que sejam devemos evitar».