Hoje e amanhã, realiza-se no Centro de Congressos de Aveiro, o 1.º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que contará com a participação das cidades e vilas de cerâmica portuguesas, bem como representantes das Associações de Cidades Cerâmicas do resto da Europa, através do Agrupamento Europeu (AeuCC).
Este Agrupamento Europeu das cidades de Cerâmica reúne em Aveiro em Assembleia Geral durante a manhã e participa durante a tarde nos trabalhos no Congresso português. Nesta Assembleia Geral é eleito o novo Presidente do Agrupamento Europeu.
Para o Vereador da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Capão Filipe, atualmente Presidente da Direção da AptCVC “Aveiro é neste fim de semana a Cidade da Cerâmica em Portugal; acolhemos o primeiro congresso na sua História da AptCVC, coexistindo com uma Mostra de Portugal Cerâmico através de stands onde convidamos desde já todos os cidadãos a usufruírem, pois a visita é livre. Este congresso acolhe também a primeira Cimeira de Presidentes de Câmara desta Rede”, explicou.
Estas iniciativas decorrem também no contexto de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura e da XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que está patente até ao próximo dia, 28 de janeiro.
A AptCVC é constituída por 29 Municípios Portugueses, tendo como fundadores, em 2018, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.
Foto: Município de Aveiro