A Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz é uma das 131 às quais foi atribuído o Galardão Eco-Freguesias XXI 2023.
Decorreu ontem, na Casa das Artes em Miranda do Corvo, a Cerimónia de entrega do Galardão.
Este Galardão bienal, simbolizado pela Bandeira Verde, visa divulgar e distinguir as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade não só ambiental, mas também socio-económico e cultural, implementadas nos dois últimos anos.
Baseado num conjunto de dez indicadores, visa evidenciar e incentivar um conjunto de ações que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro que contemple o desenvolvimento de projetos no sentido da sustentabilidade.
Este Programa é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte para além da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa e Quercus.
Nesta 4ª edição participaram 221 freguesias.
“É com grande orgulho que apresentamos a candidatura da Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz como uma das 131 às quais foi atribuído o Galardão Eco-Freguesias XXI 2023. Na sua primeira candidatura a este projeto a freguesia viu reconhecidas as apostas políticas do Executivo nas questões ambientais bem como o compromisso dos colaboradores da autarquia na mesma matéria. Também a participação das IPSS, Associações Locais e estabelecimentos escolares da Freguesia foi fundamental neste processo, assim como a participação da população em ambos os projetos co-sondagem e eco-famílias. Este prémio traz responsabilidades acrescidas à Freguesia em manter a sua “pegada verde”. Fica desde já o compromisso para nova candidatura no biénio 2024/2025” adianta a autarquia liderada por Miguel Silva em nota de imprensa.