Águeda, Aveiro, 15 de Julho de 2024

Aveiro revive a Festa da Botadela

8 de Julho 2022

Amanhã, Sábado, terá lugar a Festa da Botadela entre as 10h às 17h no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, integrando o programa do RAW – Ria de Aveiro Weekend organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Serão ainda desenvolvidas atividades nas Marinhas da Pajota, Senitra, Noeirinha, Passagem e Santiago da Fonte.

De pura raiz aveirense, o dia da botadela é um dia de festa, em toda e qualquer marinha do salgado da ria de Aveiro. Festa que ancestralmente traduz a profunda alegria do marnoto em “botar” a sua marinha a sal, depois de vários meses a preparar a marinha, limpando os lodos e as lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos.

A tradição e a história local mostram que a Botadela é uma ocasião para reunir a comunidade marnoteira e festejar com a família e os amigos este momento especial que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão.

Os participantes poderão ainda saborear salicórnia, bivalves e sal marinho e conhecer o tradicional jantar da botadela que será somente servido aos inscritos.

O programa da Festa da Botadela encontra-se disponível no site da Câmara Municipal de Aveiro.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM