Tech sessions com oradores nacionais e internacionais, área de gaming, workshops, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances são algumas das muitas atividades que farão parte da Aveiro Tech Week, que decorre entre hoje e domingo.
Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), esta iniciativa gratuita dedicada à promoção da tecnologia, arte e cultura reforça o posicionamento do Município enquanto epicentro da rota tecnológica e polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.
Constituída por dois grandes eventos – Techdays Aveiro (de 6 a 12 de outubro) e PRISMA / Art Light Tech (de 8 a 11 de outubro) –, a Aveiro Tech Week propõe um vasto programa de iniciativas abertas à Cidade e à comunidade, que desafiam o público a conhecer o que tem sido feito na área da transição digital da cidade.
PRISMA / Art Light Tech volta a iluminar Aveiro
De 8 a 11 de outubro a Cidade de Aveiro ganhará novas perspetivas com o festival PRISMA / Art Light Tech, evento que interliga as áreas da arte, da tecnologia e do património. O arranque do festival terá lugar no interior de vários edifícios históricos e, nos dias 10 e 11, irá estender-se para locais ao ar livre, com instalações de luz em jardins, praças e ruas de Aveiro.
“A Forma das Coisas” é o tema da edição de 2025 do PRISMA, reunindo um conjunto de obras que exploram as possibilidades da geometria, da perceção e da criação, trazendo por diversas vezes a interação do público para a cena. Uma fusão entre o orgânico e o digital com 20 instalações, quase todas em estreia nacional, de artistas de nove nacionalidades.
Conferências sobre microeletrónica, cibersegurança e comunicações quânticas
No âmbito do TECHDAYS Aveiro irão decorrer várias tech sessions que vão juntar, no mesmo palco, especialistas e organizações de âmbito nacional, com a participação de alguns convidados internacionais, para debater a importância da tecnologia na gestão e no futuro das cidades.
O III Congresso da Agenda da Microeletrónica, DLT/Blockchain Aplicados: dos domínios consolidados às oportunidades emergentes, a cibersegurança na Sociedade: responsabilidade partilhada, impacto coletivo e a utilidade de drones na defesa, vantagens e contramedidas são alguns dos destaques das tech sessions.
Destaque ainda para a sessão do NATO VIP Day que será uma oportunidade única para conhecer de perto iniciativas inovadoras no domínio da defesa e segurança, bem como para interagir com especialistas, empresas e equipas participantes no exercício.
Já os workshops, que decorrerão no ATLAS Aveiro, serão dedicados à apresentação e debate de projetos e temáticas ligadas à transformação tecnológica, debates sobre dados, Fintech ou Inteligência Artificial.
Tecnologia e a cultura chegam às escolas
A Educação, enquanto “pilar fundamental” na estratégia política da CMA para a construção de um Município baseado no conhecimento, está também enquadrada na Aveiro Tech Week com um conjunto de atividades dirigidas a crianças e a jovens. Estas iniciativas permitirão o contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), bem como partilhar com a comunidade Aveirense a iniciativa Tech Lab, que se encontra em execução em escolas do Município de Aveiro.
Haverá ainda lugar aos hackathons “UBBU” e “Tech Lab”, dirigidos a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas do Município de Aveiro e que têm como objetivo não só desenvolver conhecimentos básicos das ciências da computação, raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas, mas também realizar desafios que promovam a criatividade e a imaginação.
Estão ainda previstos, na Fábrica da Ciência Viva, a realização dos Open Tech Lab, atividades que desafiam a comunidade a experimentar os equipamentos, materiais e dinâmicas STEAM que são disponibilizados aos professores e alunos em contexto escolar.
Área expositiva
A Aveiro Tech Week terá ainda, no centro de Aveiro, uma área expositiva que dará a conhecer projetos inovadores e tecnológicos, assumindo a Cidade como espaço vivo de experimentação e reforçando a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
A Praça da República é o espaço para mostrar inovações tecnológicas da Universidade de Aveiro e do projeto Route 25, do qual a CMA faz parte.
Gaming volta a ser destaque no Aveiro Parquexpo
O Gaming volta a marcar presença nesta semana da tecnologia e da arte. Este evento, que irá decorrer em dois pavilhões do Aveiro Parquexpo conta com a presença de influenciadores e streamers e com uma área expositiva dedicada às últimas tecnologias associadas à prática.
Assim, de realçar a presença de influenciadores e streamers e a fase final do Campeonato Nacional de Counter Strike, durante os três dias do evento, que conta com um prémio de 6.000 euros.
Techdays Aveiro tem como parceiros da Aveiro Tech City: Instituto de Telecomunicações, TICE.PT e Inovaria e Altice Labs, como principal patrocinador.