Águeda, Aveiro, 6 de Dezembro de 2022

Aveiro: Ventos, sopros, viagens musicais pelos Festivais de Outono

4 de Novembro 2022

Ventos que trazem sons de vários cantos do mundo, do Oriente ao Ocidente, mas também de épocas distintas vão ouvir-se nas próximas paragens dos Festivais de Outono, essa grande viagem sonora promovida pela Universidade de Aveiro (UA) que decorre até 25 de novembro. As paragens estão agendadas para hoje, 4 e amanhã,5 de novembro, em locais distintos em Aveiro e Oliveira de Azeméis.

O repertório do concerto “Do Mediterrâneo ao Báltico – Viagem musical com Trio Atlântico”, hoje, 4 de novembro, às 21h30, na Capela de N. Sra de La Salette (Oliveira de Azeméis), foi escolhido de forma a ilustrar as raízes musicais de cada um dos músicos deste trio. Oriundos de países com ricas tradições musicais – Polónia, Hungria e Itália – o coletivo propõem uma viagem pelo repertório de obras para trio de cordas escrito no século XX por compositores de cada um destes países.

O Trio Atlântico é formado por três músicos estrangeiros a residir em Portugal: a polaca Kinga Maria Switaj (Violino), a húngara Judit Bánk (Viola d’Arco) e o italiano Alberto Restivo (Violoncelo). São todos membros da Orquestra Filarmonia das Beiras, e já há alguns anos que fazem juntos música de câmara. A formação do trio é recente, surgiu durante pandemia como forma de manter uma atividade musical num período em que esta foi severamente restringida.
O concerto é de entrada gratuita, mas as reservas devem ser feitas através da BilheteiraOnline.

Viagem através dos sopros

Do ocidente ao oriente, do passado ao presente, o concerto “Sopros em Viagem”, pela Orquestra de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA)/UA, dirigido pelo maestro convidado Fernando Marinho, propõe uma viagem musical que é tanto de lugares, como de épocas históricas distintas. Será amanhã,dia 5 de novembro, a partir das 21h30, no Auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA.

Do séc. XIX de Saint-Säens, o seu “Orient et Occident” (1869) incorpora, como o próprio nome indica, elementos desses dois grandes polos culturais, afirma Luís Carvalho, maestro e docente da UA, responsável pela Orquestra de Sopros do DeCA, a propósito deste concerto “Sopros em viagem”. Já em pleno séc. XX, Serge Lancen escreveu a “Manhattan Symphonie” (1961-62) como uma descrição musical da sua viagem a Nova Iorque. Curiosamente, o dia 5 de novembro de 2022 marca o 100.º aniversário do nascimento do compositor. Prosseguindo para o séc. XXI, assinala ainda o professor da UA, “Traveler” (2003), de David Maslanka, “inspira-se na grande viagem que é a Vida, comemorando a aposentação de um grande amigo do compositor e influente maestro”, Ray Lichtenwalker, da University of Texas Arlington Band.
Finalmente, “Viagem ao Centro da Terra” (2005), de Peter Graham, baseia-se no famoso livro homónimo de Júlio Verne, “por muitos considerado o pai da ficção científica”.

“Cumprindo um dos seus propósitos pedagógicos, a Orquestra de Sopros do DeCA/UA apresenta-se à comunidade UA e ao público em geral com este concerto que resulta do trabalho curricular da disciplina de orquestra”, conclui Luís Carvalho.

A entrada para este concerto é gratuita. Reservas através da página da BilheteiraOnline.

Texto e foto: UA


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM