A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) aprovou, em reunião do Executivo, a abertura do procedimento por Concurso Público para a empreitada de reabilitação e ampliação da Escola Básica da Alumieira. O valor base da intervenção é de 2.536.852,62 euros, com um prazo de execução previsto de 540 dias.
Esta empreitada contempla uma intervenção profunda no edifício atualmente em funcionamento, construído nos anos 40 do século XX, e que acolhe os alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O projeto de execução prevê trabalhos de requalificação global dos principais elementos estruturais e de infraestruturas da Escola, incluindo a cobertura, paredes e vãos exteriores, bem como as redes de abastecimento de água, saneamento, gás, eletricidade e telecomunicações.
Com o objetivo de melhorar substancialmente a eficiência energética do edifício e qualidade e conforto das salas de aula e espaços de apoio e recreio, a intervenção vai abranger também os pavimentos interiores, pinturas, equipamentos de aquecimento, componentes sanitários, entre outros.
Segundo a autarquia será ainda construído um novo edifício, que permitirá colmatar valências em falta na Escola, nomeadamente com a criação de um refeitório/polivalente e de uma Biblioteca, “reforçando a qualidade da oferta educativa e o conforto das condições de ensino para toda a comunidade escolar”.