Decorreu recentemente em Tóquio, no Japão, a reunião internacional do Comité Técnico ISO/TC 149, dedicado à normalização de bicicletas e respetivos componentes.
Este encontro reúne anualmente especialistas de todo o mundo para debater, rever e alinhar normas que definem os padrões de qualidade, segurança e inovação no setor da mobilidade sustentável.
Ao longo da semana de trabalho, foram abordados temas fundamentais para o desenvolvimento da indústria, incluindo a revisão da Norma de Terminologia (ISO 8090), a evolução das normas da família ISO 4210 (Partes 1 a 9) e a harmonização da Norma ISO 8089 para bicicletas infantis com o Regulamento Europeu. Estes tópicos refletem segundo os organizadores o esforço contínuo da comunidade internacional em assegurar maior coerência, rigor técnico e segurança em todo o ciclo de vida dos produtos associados à mobilidade ciclável.
“Em 2024, o BIKiNNOV participou na reunião anual como observador, com o apoio da ABIMOTA que já integra o painel de especialistas há vários anos. Este ano, deu um passo significativo ao integrar oficialmente o painel de especialistas do Comité ISO/TC 149, reforçando a presença e influência de Portugal na definição das normas internacionais do setor. A participação do BIKiNNOV e da ABIMOTA neste fórum técnico sublinha o seu compromisso com a qualidade, segurança e competitividade da indústria de bicicletas a nível global. Com a atualização e harmonização das normas internacionais, a indústria portuguesa de bicicletas ganha uma nova dimensão de inovação e sustentabilidade, consolidando-se como um pilar essencial na transição para uma economia verde, eficiente e orientada para o futuro.” lê-se em nota de imprensa.
A presença do BIKiNNOV está enquadrada na Missão Interface – Financiamento Base dos CTI, na Linha de Ação 3 – Vigília de Normas, no contexto do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e dos Fundos Europeus do Next Generation EU.