O bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, de 64 anos, foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A eleição aconteceu, hoje, em Assembleia Plenária da CEP, tendo os bispos portugueses escolhido o actual vice-presidente da conferência e bispo de Coimbra.
Tradicionalmente, os eleitos para a presidência da CEP têm menos de 68 anos, para que possam completar dois mandatos à frente da Igreja portuguesa antes de atingir os 75 anos, data indicada para a resignação dos bispos das dioceses.
Em várias ocasiões, o número dois da CEP tem subido ao lugar de presidente após a saída do líder cessante da estrutura que coordena os trabalhos dos bispos em Portugal.
Para vice-presidente foi eleito o bispo José Manuel Garcia Cordeiro. A Assembleia elegeu ainda como vogais do Conselho Permanente os bispos António Augusto de Oliveira Azevedo, António Manuel Moiteiro Ramos, Armando Esteves Domingues e José Augusto Traquina Maria. O Conselho integra também Rui Manuel Sousa Valério, na qualidade de membro nato, por ser Patriarca de Lisboa.
A Conferência Episcopal Portuguesa informou que o secretário, os presidentes das comissões episcopais e os delegados eleitos serão anunciados posteriormente.
Missão de continuidade e serviço
Nas primeiras declarações após a eleição, Virgílio Antunes sublinhou o carácter de serviço associado ao novo cargo, referindo tratar-se de “uma missão” que se insere na continuidade do trabalho da Igreja. “Vamos por diante, dando continuidade a um caminho da Igreja em Portugal, que já tem muitos séculos”, afirmou.
O novo presidente destacou o trabalho desenvolvido pela anterior presidência, apontando a importância da “harmonia dentro dos bispos e dentro da Igreja em Portugal” e o acompanhamento de temas relevantes como a evangelização, a coesão e a liturgia, bem como questões como a proteção de menores e os abusos sexuais na Igreja.
Virgílio Antunes referiu ainda que não existem “dossiês fechados” na vida da Igreja, sublinhando a necessidade de continuidade e aprofundamento do trabalho em curso. “Há um conjunto de dossiês que são do nosso tempo”, disse, apontando também desafios da sociedade atual, como os conflitos internacionais e outras problemáticas sociais.
Percurso de Virgílio Antunes
Natural de São Mamede, Batalha, diocese de Leiria-Fátima, onde nasceu a 22 de Setembro de 1961, D. Virgílio Antunes foi ordenado sacerdote em 1985. Ao longo do seu percurso, desempenhou funções como formador e Reitor do Seminário Diocesano de Leiria, docente na área bíblica e Reitor do Santuário de Fátima entre 2008 e 2011.
Nomeado bispo de Coimbra por Bento XVI em Abril de 2011, recebeu a ordenação episcopal em julho do mesmo ano, tendo iniciado então o seu ministério episcopal nesta diocese.
Na Conferência Episcopal Portuguesa foi presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios entre 2011 e 2017 e vogal do Conselho Permanente entre 2014 e 2020, assumindo depois o cargo de vice-presidente. Foi ainda delegado à XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.
Fonte: Campeão das Províncias