O Bloco de Esquerda vai apresentar uma proposta na Assembleia Municipal de Aveiro para reduzir a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), aplicada no município de Aveiro. Atualmente, esta taxa encontra-se nos 0,4% e os Bloquistas querem baixá-la para 0,35%.
O Bloco em comunicado refere que “os impostos e taxas municipais foram drasticamente aumentados pelo atual presidente de Câmara e que a carga fiscal quase duplicou desde a chegada de Ribau Esteves a Aveiro: em 2013, a receita do IMI foi de 10,7 milhões, já em 2021 foi de 18,8 milhões de euros”. O Bloco adianta ainda que “estes aumentos à carga fiscal ocorreram antes de qualquer obrigação legal imposta pela adesão do município ao Plano de Ajustamento Municipal (PAM), que o próprio presidente assume como sendo a sua política para a autarquia. Durante a última campanha eleitoral autárquica, o então candidato Ribau Esteves, comprometeu-se em baixar o IMI a breve trecho, devido à saída do município do PAM. No entanto, a proposta atual do executivo é de manter a taxa do IMI a 0,4%”.
A estrutura partidária “volta a confrontar o presidente com os compromissos que assumiu em campanha: reduzir o IMI de 0,4% para 0,35%”.
Os Bloquistas consideram “que é importante reduzir a carga fiscal no município de forma a compensar os impactos negativos da inflação”.