Águeda, Aveiro, 13 de Outubro de 2024

Bruxelas reconhece região Centro por políticas de envelhecimento activo

19 de Setembro 2019

A região Centro recebeu nota máxima de Bruxelas pelas políticas de envelhecimento activo, tendo sido, por isso, reconhecida como uma das 25 regiões europeias de referência nesta área.

A região é representada pelo consórcio Ageing@Coimbra, tendo recebido a classificação máxima de quatro estrelas, segundo foi hoje anunciado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

“Estas 25 regiões demonstraram a existência de estratégias abrangentes, através de modelos de inovação que envolvem a quádrupla hélice – academia, empresas, autoridades governamentais e sociedade civil – no desenvolvimento e adopção de práticas inovadoras para um envelhecimento activo e saudável”, adianta a CCDRC.

Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, sublinha que “na região Centro existe um ecossistema muito dinâmico na área do envelhecimento activo e saudável, que envolve múltiplos actores e que vai desde a academia, à prestação de cuidados de saúde/sociais até ao empreendedorismo”.

A responsável acrescenta, ainda, que “o reconhecimento da Comissão Europeia dá visibilidade ao que de bom se faz na região, incentiva a que se trabalhe cada vez mais em rede e responsabiliza-a a continuar no caminho de fazer cada vez mais e melhor numa área que nos toca a todos”.

A região Centro foi reconhecida, em 2013, pela Comissão Europeia como a primeira ‘Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Activo e Saudável em Portugal’, com duas estrelas, tendo conquistado a terceira dois anos depois.

Este ano obteve a classificação máxima de quatro estrelas, “um reconhecimento da contínua qualidade das boas práticas na promoção do envelhecimento activo e saudável por parte de muitos actores na região e a que o consórcio Ageing@Coimbra procura dar visibilidade, promover o trabalho em rede e a capacitação das instituições envolvidas”, frisa a CCDRC.

O consórcio Ageing@Coimbra agrega cerca de 80 instituições da região e tem como missão “valorizar o papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento activo e saudável”.

O seu principal objectivo é melhorar a vida dos cidadãos idosos na região através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores e o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e terapêuticas.

O consórcio tem desenvolvido actividade em rede regional e europeia, “sendo fundamental na atração de projectos estratégicos como os ‘H2020 ERA Chair’, ‘MIA-Portugal’ e a comunidade da inovação e conhecimento ‘EIT Health KIC’”, realça a CCDRC.

Jornal Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM