A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira dá continuidade à parceria já estabelecida com a AANIFEIRA – Associação dos Amigos dos Animais de Santa Maria da Feira, através da celebração de um protocolo, ontem, 26 de janeiro, que estabelece o modelo de colaboração entre ambas as entidades no apoio às ações desenvolvidas em prol do bem-estar e saúde animal e saúde pública.
O presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, e a presidente da direção da AANIFEIRA, Patrícia Andrade, renovaram, através de protocolo, a colaboração que têm mantido na defesa da causa animal. O Município está “sensível e pró-ativo nas questões de bem-estar e saúde animal e saúde pública”, frisa o autarca que encontra na AANIFEIRA uma parceira privilegiada na recolha e tratamento de animais errantes ou vítimas de atropelamentos e maus tratos.
A AANIFEIRA é um abrigo reconhecido pela Direção Geral da Alimentação e Veterinária – Alojamentos de Animais de Companhia sem Fins Lucrativos Organizacionais da DGAV –, reforçou o autarca, fazendo um balanço positivo do trabalho que a AANIFEIRA tem vindo a desenvolver não só “na ajuda a animais abandonados, vadios ou em perigo”, mas também “na melhoria contínua das instalações que a Câmara Municipal lhe cedeu, oferecendo condições de vida dignas aos cães e gatos que acolhem”.
No âmbito do protocolo celebrado, cabe à AANIFEIRA a recolha, alimentação e tratamento dos animais abandonados ou vadios capturados pela autarquia. Para além da cedência das instalações, a Câmara Municipal compromete-se a transferir 12 000 euros anuais para a associação. Caso o animal capturado não se encontre castrado/esterilizado, vacinado e/ou com microchip, a Câmara da Feira comparticipa estas intervenções com uma taxa adicional de 30 euros por animal.
O protocolo de colaboração celebrado tem a duração de 1 ano.