Águeda, Aveiro, 23 de Maio de 2024

Câmara de Águeda assinala Dia Mundial da Criança e celebra Feriado Municipal

26 de Maio 2020

O próximo dia 1 de junho tem duplo significado para Águeda, uma vez que além do Dia Mundial da Criança, será neste dia assinalado o Feriado Municipal. As duas efemérides vão ser celebradas em simultâneo com atividades a decorrer nas redes sociais, tendo em conta o momento atual de contenção social.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salienta que “apesar de estarmos a viver atualmente uma época de grandes constrangimentos sociais e sanitários, a Câmara não podia alhear-se da importância destas datas marcantes para a nossa cultura e para a comunidade em geral”.

Nesse sentido, e tendo em conta os cuidados a ter com a saúde pública e o distanciamento social, que devem ser respeitados, o Município criou uma programação diferente da usual, mas nem por isso desprovida de sentido, no que se refere à memória dos tempos idos e também à adaptação aos tempos de evolução tecnológica em que vivemos.

Na programação deste ano inclui-se a transmissão do vídeo, às 10 horas, no Facebook do Município e da Águedatv, da mensagem do Presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, seguindo-se a transmissão do vídeo realizado em 1977, com a atuação da Orquestra Típica de Águeda (OTA) no Parque da Alta Vila, resultado de uma reportagem da RTP Memória.

Irá ainda ser transmitido, no Facebook da Águedatv, o vídeo da reportagem produzida em 1986, por ocasião da comemoração dos 75 anos da ligação do comboio Vouguinha entre Sernada do Vouga e Aveiro.

Já num registo diferente, a Câmara de Águeda propõe, às 15h30, um novo tipo de evento cultural e desportivo, com recurso às novas tecnologias e redes sociais: um Peddy Paper Digital, para ser realizado em família e que servirá para aquisição de conhecimentos sobre a história e tradições do concelho de Águeda. Este evento, que estará disponível nas redes sociais da Câmara de Águeda, Centro Municipal de Marcha e Corrida, Centro de Artes e Biblioteca Municipal Manuel Alegre, consiste numa prova pedestre de orientação (em casa),um percurso ao qual estão associadas perguntas ou tarefas correspondentes aos diferentes pontos intermédios (Facebook BMMA, CAA ou CMMC) e que podem determinar a passagem à parte seguinte do percurso. Tudo de forma digital, intuitiva e muito divertida.

Por último, vai ser conhecido o resultado de um desafio lançado à comunidade, para a criação de exposições individuais, numa colaboração muito direta com o Centro de Artes de Águeda (CAA) e que estará disponível nas redes sociais do CAA.

A comemoração destas duas efemérides, que junta o Feriado Municipal com o Dia Mundial da Criança, tem por objetivo a promoção de valores intergeracionais, interdisciplinares, de identidade cultural e de memória territorial.

“É uma forma diferente de festejar, mas nem por isso menos importante do que aquelas que envolvem grandes aglomerados de pessoas. Desta vez, valorizamos, acima de tudo, o tempo passado em família, não apenas com recurso à história e cultura do nosso concelho, mas também através da aprendizagem e da apreensão de novos conhecimentos em diversos níveis”, reforça Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.

Refira-se que desde 1929, o Feriado Municipal de Águeda realiza-se na segunda-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, uma data que está relacionada com a Festa de São Geraldo, realizada em Bolfiar, lugar da Freguesia de Águeda, romaria para onde a população acorria em grande número, aproveitando para se reunir, em convívio, no Souto do Rio. Com o passar dos anos, o Feriado Municipal é também conhecido, entre a população, como a Festa do Souto Rio, sendo um momento em que os aguedenses celebram a sua identidade.

Já o Dia Mundial da Criança foi criado em 1950, alguns anos após o fim da II Guerra Mundial, para sensibilizar a comunidade internacional para os problemas que atingiam tantas crianças no mundo.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM