Águeda, Aveiro, 19 de Abril de 2024

Câmara de Águeda promove 1º Congresso de Educação e Saúde Mental

8 de Março 2023

A Câmara Municipal de Águeda promove, hoje, no Centro de Artes de Águeda, o 1º Congresso de Educação e Saúde Mental – Caminhos a trilhar.

O Congresso terá início às 9h30, com a receção dos participantes, sendo que a sessão de abertura, agendada para as 10h30, contará com as intervenções de Marlene Gaio (Vereadora da Educação e Ação Social da Câmara de Águeda), de Sofia Ramalho (Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses) e de um membro do Governo.

“A importância da Saúde Mental”, “A Escola e a Saúde Mental – Caminhos a trilhar”, “A importância dos projetos de impacto social”, “O papel da Escola na Promoção da Saúde Mental”, “O papel das autarquias na promoção da Saúde Mental” e “O humor e a Saúde Mental” são os temas em discussão neste congresso.

Entre os diferentes agentes das áreas da educação e da saúde mental presentes no evento contam-se, por exemplo, Melanie Tavares (Instituto de Apoio à Criança), Paula Figueiras Carqueja (Associação Nacional dos Professores), Filinto Lima (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), Rosa Madeira e Sandra Soares (Universidade de Aveiro) e o humorista António Raminhos.

Na sessão de encerramento, prevista para as 18h15, estão programadas as intervenções de Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda; Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social; e Luís Alves, diretor da Agência Nacional Erasmus+.

“Procuramos, com este congresso, promover a discussão desta problemática, com diferentes e complementares agentes das áreas da educação e da saúde mental”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este é um tema com “uma relevância enorme nos dias de hoje”.

As estatísticas, números e estudos da área “apontam para um agravamento da saúde mental da população em geral, sobretudo das nossas crianças e jovens”, uma realidade a que “não podemos ficar indiferentes, disse a responsável autárquica.

“Em Águeda, apostamos na implementação de políticas de intervenção precoce, ao nível da terapia da fala e sobretudo no que concerne ao tema deste congresso, à gestão das emoções e à intervenção psicológica, desde o pré-escolar, porque acreditamos no impacto positivo que têm no bem-estar dos nossos alunos”, sublinhou Marlene Gaio, esperando que neste encontro haja uma partilha, troca de conhecimentos e de ideias para serem implementadas “nas nossas comunidades educativas, de forma a que os nossos jovens possam ser cada vez mais otimistas, positivos, resilientes e capacitados para lidarem com as frustrações e as contrariedades da sua vida”.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM