A Câmara Municipal de Águeda renovou a parceria com a Improvise & Organize – Associação Cultural para a dinamização do Programa de Residências Artísticas – AGITLab, que apoia artistas emergentes, nacionais e internacionais, que trabalham em todas as disciplinas artísticas, por meio de residências de curta e longa duração.
“As residências artísticas, como laboratórios experimentais do pensamento crítico e da criatividade, são uma aposta estratégica do Município para desenvolver e fomentar a criação artística em Águeda, contribuindo para a afirmação do concelho, nacional e internacionalmente, como produtor de arte e cultura”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que reflecte uma aposta clara e estratégica na criação artística, na co-produção e no envolvimento da comunidade em torno da arte.
O AGITLab, assente neste conceito de experimentação contemporânea, dá aos artistas uma liberdade criativa que lhes permite explorar, experimentar e desenvolver o seu trabalho de uma forma disruptiva. Este espaço de criação na cidade de Águeda tem sido casa, nos últimos anos, para muitos artistas nacionais e internacionais, que aqui têm o trampolim para brilhar em palcos por todo o mundo.
Nas residências artísticas de Águeda cruzam-se e colaboram as mais diversas disciplinas da arte, indústria, educação, ciência e sociedade, dentro e fora dos circuitos artísticos habituais, procurando, em cada projecto criar soluções inovadoras e novos formatos.
Este programa consolida a imagem de Águeda como cidade de produção criativa, um espaço de criação que “visa o crescimento mútuo dos artistas, da indústria cultural da cidade e concelho”, projectando as várias expressões artísticas aqui criadas nos contextos regionais, nacionais e internacionais. Edson Santos reforça que o AGITLab “dá também a oportunidade à populacional local de interagir com uma produção criativa variada, durante o processo”.
A parceria municipal com a Improvise & Organize – Associação Cultural, que acontece desde 2019, engloba vários projectos, com vista à descentralização da arte através da criação e promoção de projectos artísticos. As suas intervenções consistem em actividades regulares nas mais variadas vertentes das artes, com especial enfoque no circo, na dança e arte contemporânea, residências artísticas internacionais, arquitectura efémera, instalações, no teatro físico, na música electrónica experimental e projectos sociais participativos com jovens.
O trabalho desenvolvido tem permitido criar hábitos culturais entre a comunidade, assim como no âmbito da criação e promoção de expressões artísticas contemporâneas do concelho e da região.
O protocolo com a Improvise & Organize – Associação Cultural, hoje assinado, que prevê um apoio financeiro de 22 mil euros, pressupõe, entre outras actividades ao longo do corrente ano, a realização de “Open House”, um projecto que consiste no acolhimento de um mínimo de 12 residências artísticas.
Todas as residências terão resultados práticos e que se irão reflectir na comunidade, desde performances, exposições, workshops, entre outros, com o objectivo de complementar a programação cultural nos diferentes espaços do Município (Centro de Artes de Águeda, Biblioteca Municipal Manuel Alegre, Parque Alta Vila, Festival AgitÁgueda, programação natalícia, entre outros).
Está prevista a realização, tal como nos últimos anos, do Circo AGITado, um projecto de circo itinerante que é levado às freguesias, e entre Maio e Julho, 12 artistas estarão presentes na edição deste ano do projecto Bienal Intersection, uma cooperação entre Águeda e Montreal, interligados com o AgitÁgueda – Art Festival, em que canadenses e portugueses prometem uma explosão de cor e criação.
Entre outros projectos, este ano, no âmbito do JAB – Jelsa Art Biennial, um festival de arte que decorre na ilha de Hvar (Croácia), em Julho, quatro jovens artistas aguedenses terão oportunidade de expor o seu trabalho na Croácia, resultante de uma Open Call que decorrerá previamente. Em 2024, esta parceria traduzir-se-á na participação de artistas croatas no AGITLab 2024.
Será ainda dinamizado o Projecto Órbita, uma residência com artistas e tutores de diferentes áreas que se reúnem em Águeda para partilhar e cruzar as suas práticas e pensamentos, em volta de temáticas da criação contemporânea.