Águeda, Aveiro, 18 de Julho de 2024

Câmara de Águeda renova prestação de apoio de terapia da fala nas escolas

1 de Fevereiro 2022

A Câmara Municipal de Águeda renovou a parceria com a CERCIAG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda, CRL. com o objetivo de prestar apoio de terapia da fala nos ensinos do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

Este é um apoio que surge na sequência da sinalização de crianças com problemas de linguagem e em complementaridade com o trabalho realizado pelo GAPSI (Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico), ao nível da intervenção psicológica e das ações desenvolvidas pelo programa Educ@ra – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, implementado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

É fundamental continuar o trabalho que vem sendo feito na rede de estabelecimentos de ensino do Município para apoiar as crianças que necessitam de ser acompanhadas por terapeutas da fala, essencial para uma intervenção o mais precoce possível no sentido de dirimir esta problemática que condiciona o processo de aprendizagem das nossas crianças”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Águeda.

Para a Vereadora da Autarquia, a terapia da fala é uma ferramenta técnica e especializada que, em contexto escolar, é uma mais-valia tendo em conta que “é indispensável atual desde cedo junto das crianças com estas dificuldades”, o que, “sem dúvida, vai ter reflexos a curto, médio e longo prazo, na vida académica, social e profissional do indivíduo”.

A ação da terapia da fala, em contexto escolar, incide na avaliação e intervenção na área da comunicação verbal (articulação oral/escrita e fala) e da comunicação não-verbal, nomeadamente no que se refere à interação social e motricidade orofacial de alunos com multideficiência ou perturbações do espectro do autismo.

Assim, no âmbito desta parceria com a CERCIAG e integrado no projeto designado “Grão a Grão”, o apoio que a Câmara de Águeda presta na área vai incidir sobre duas modalidades de intervenção: direta e indireta.

A direta destina-se a crianças que foram identificadas como apresentando perturbações da linguagem e/ou fala, que vão beneficiar de uma intervenção terapêutica individualizada em contexto escolar. A indireta respeita a uma intervenção mais universal, nomeadamente através da realização e dinamização de ações, tendo como objetivo a prevenção e capacitação, destinadas a famílias, educadores e/ou professores, dotando-os de ferramentas e estratégias de promoção da consciência fonológica que poderão ser implementadas no dia-a-dia com as crianças, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos especialistas.

Neste sentido, a Câmara de Águeda concede à CERCIAG um apoio de 24 mil euros para executar este projeto.

Além do apoio ao nível da terapia da fala, a Câmara Municipal de Águeda desenvolve apoio ao nível psicológico, através do GAPSI, que envolve técnicos especializados da Autarquia e de diferentes parceiros que cooperam nesta área, como a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, os Pioneiros e o Centro Social e Paroquial da Borralha.

Este apoio pode ser concretizado em cada escola do Concelho, de acordo com o estabelecido com cada agrupamento de escolas, visando colmatar as dificuldades sentidas pelas escolas e instituições do Concelho de Águeda, de forma a intervir eficazmente nas problemáticas emocionais e comportamentais das crianças dos ensinos Pré-escolar e 1.º Ciclo do Município.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM