Águeda, Aveiro, 4 de Outubro de 2024

Câmara de Aveiro faz balanço de dois anos de gestão e anuncia 111 obras(74,3ME)

23 de Outubro 2019

Agostinho Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro promoveu ao início de tarde de hoje no Centro Cultural de Esgueira uma conferência de imprensa para fazer o balanço de dois anos de mandato uma escolha que justificou com o objectivo de integrar o Centro Urbano de Esgueira no Centro Urbano de Aveiro. Recorde-se que este é o sexto ano de gestão da maioria em funções na Autarquia Aveirense. A reunião com os jornalistas visou apresentar o trabalho desenvolvido até ao momento bem como os projectos de obras municipais concluídas,em curso e as projectadas.

O autarca, eleito pela coligação PSD/CDS-PP/PPM destacou  “duas grandes reformas” na edilidade, por um lado a organização e situação financeira por outro a “reforma total do planeamento” com a aprovação do Plano Director Municipal,a nova Carta Educativa e o Plano Estratégico para a Cultura.

 

 

Ribau Esteves enumerou um total de 111 obras, com um valor global de 74,3 milhões de euros, “concluídas, em execução, ou a iniciar” até ao final do mandato,ou seja dois anos.

Ao todo já estão executadas 54 empreitadas, correspondentes a 16,3 milhões de euros e de onde se destaca as Requalificações da Escola João Afonso de Aveiro e Escola Secundária Dr.Jaime Magalhães Lima bem como a nova rotunda junta ao ISCA-UA.

A decorrer estão 19 empreitadas, no valor de 11,2 milhões de euros tais como o novo Parque de Estacionamento junto à CP,reabilitações da antiga estação da CP,Edifício Fernando Távora,Edifícios de habitação social no bairro de Santiago e a reparação de rombos no Rio Vouga.

O executivo deu nota de 8 empreitadas com um investimento de mais de 3,938 milhões de euros a ter inicio dentro de dias ou semanas nomeadamente:a USF de Eixo,requalificação urbana do largo Luís de Camões – largo das “5 bicas”,trajecto ciclável entre a Universidade e a Estação da CP.

Em fase de concurso estão 7 obras com 16,209 milhões de euros com destaque para a nova rotunda na antiga EN 109 (cruzamento junto à Lusavouga) ,requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho,requalificação do Rossio e recuperação da Ponte de Requeixo.

Em fase de projecto estão 23 obras cujo investimento ultrapassa os 25,1 milhões de euros sendo de realçar o Centro de recolha oficial da animais,reabilitação do Museu de Aveiro/Museu Santa Joana,Teatro Aveirense e requalificação do túnel de Esgueira e novas rotundas.

Ribau Esteves frisou que por administração directa a Câmara requalificou 42 rodovias o que corresponde a um total de 8.000 toneladas de asfalto.No mesmo sentido foram requalificados 160 caminhos florestais numa extensão de 137 kms.

O Autarca referiu que a Câmara Aveirense vai seguir o caminho traçado e “aproveitar as oportunidades de financiamento de investimentos pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020”.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM