Agostinho Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro promoveu ao início de tarde de hoje no Centro Cultural de Esgueira uma conferência de imprensa para fazer o balanço de dois anos de mandato uma escolha que justificou com o objectivo de integrar o Centro Urbano de Esgueira no Centro Urbano de Aveiro. Recorde-se que este é o sexto ano de gestão da maioria em funções na Autarquia Aveirense. A reunião com os jornalistas visou apresentar o trabalho desenvolvido até ao momento bem como os projectos de obras municipais concluídas,em curso e as projectadas.
O autarca, eleito pela coligação PSD/CDS-PP/PPM destacou “duas grandes reformas” na edilidade, por um lado a organização e situação financeira por outro a “reforma total do planeamento” com a aprovação do Plano Director Municipal,a nova Carta Educativa e o Plano Estratégico para a Cultura.
Ribau Esteves enumerou um total de 111 obras, com um valor global de 74,3 milhões de euros, “concluídas, em execução, ou a iniciar” até ao final do mandato,ou seja dois anos.
Ao todo já estão executadas 54 empreitadas, correspondentes a 16,3 milhões de euros e de onde se destaca as Requalificações da Escola João Afonso de Aveiro e Escola Secundária Dr.Jaime Magalhães Lima bem como a nova rotunda junta ao ISCA-UA.
A decorrer estão 19 empreitadas, no valor de 11,2 milhões de euros tais como o novo Parque de Estacionamento junto à CP,reabilitações da antiga estação da CP,Edifício Fernando Távora,Edifícios de habitação social no bairro de Santiago e a reparação de rombos no Rio Vouga.
O executivo deu nota de 8 empreitadas com um investimento de mais de 3,938 milhões de euros a ter inicio dentro de dias ou semanas nomeadamente:a USF de Eixo,requalificação urbana do largo Luís de Camões – largo das “5 bicas”,trajecto ciclável entre a Universidade e a Estação da CP.
Em fase de concurso estão 7 obras com 16,209 milhões de euros com destaque para a nova rotunda na antiga EN 109 (cruzamento junto à Lusavouga) ,requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho,requalificação do Rossio e recuperação da Ponte de Requeixo.
Em fase de projecto estão 23 obras cujo investimento ultrapassa os 25,1 milhões de euros sendo de realçar o Centro de recolha oficial da animais,reabilitação do Museu de Aveiro/Museu Santa Joana,Teatro Aveirense e requalificação do túnel de Esgueira e novas rotundas.
Ribau Esteves frisou que por administração directa a Câmara requalificou 42 rodovias o que corresponde a um total de 8.000 toneladas de asfalto.No mesmo sentido foram requalificados 160 caminhos florestais numa extensão de 137 kms.
O Autarca referiu que a Câmara Aveirense vai seguir o caminho traçado e “aproveitar as oportunidades de financiamento de investimentos pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020”.