A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) submeteu, em março de 2023, uma candidatura à medida «Bairros Comerciais Digitais» do âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o qual visa promover a digitalização da economia, quer pela adoção tecnológica dos operadores económicos, quer pela digitalização dos seus modelos de negócio.
A candidatura do «Bairro Comercial Digital de Aveiro», liderada pela CMA em parceria com a Associação Comercial e Empresarial do Distrito de Aveiro (ACA) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), foi aprovada em julho de 2023, tendo obtido a melhor classificação do Distrito de Aveiro e a décima melhor classificação a nível nacional de um total de 131 candidaturas admitidas, o que resulta da “elevada maturidade e qualidade do Plano de Ação apresentado”.
O «Bairro Comercial Digital de Aveiro» propõe-se criar um programa de transformação digital no setor do comércio local no Município de Aveiro, circunscrito à área prioritária de intervenção de Aveiro, definida no Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Aveiro (PERU) e na qual se ambiciona abranger cerca de 1.000 estabelecimentos comerciais aderentes ao programa, com uma verba de investimento de 1.101.613,98 €, dos quais 921.713,98 € são financiados pelo PRR.
As medidas previstas no «Bairro Comercial Digital de Aveiro» visam dotar os comerciantes aderentes de uma plataforma de vendas online, integrada numa solução de logística de entregas e de uma aplicação móvel de dinamização da comunidade de cidadãos com integração de serviços públicos municipais nas áreas de turismo, cultura, educação e mobilidade, tirando partido as infraestruturas de comunicação e sensorização do Aveiro Tech City Living Lab na interação com os cidadãos no espaço público.
Com o desenvolvimento da plataforma será também implementada uma solução de integração de serviços municipais ao cidadão num único Cartão, que permitirá associar à plataforma de vendas uma massa crítica de cerca de 30.000 utilizadores de serviços municipais na área de educação, mobilidade, cultura, turismo entre outras áreas, os quais terão acesso direto e privilegiado aos produtos e serviços da plataforma de vendas online do «Bairro Comercial Digital de Aveiro».
Adicionalmente, adianta autarquia, serão desenvolvidas medidas complementares de infraestruturação do Bairro ao nível de comunicações e sensorização na área de Wifi e estacionamento, bem como a colocação de écrans digitais informativos da oferta do Bairro em locais de destaque. Está igualmente prevista a criação de uma aplicação de realidade aumentada de forma a dar conhecer a história de alguns dos espaços comerciais da Cidade e, com isso, atrair a visita física a esses espaços.
“A criação do «Bairro Comercial Digital de Aveiro» surge ancorado pelas necessidades de implementar medidas revitalizadoras da atividade do tecido comercial local em função das suas necessidades, principais mais-valias e fragilidades, de reforço da aposta na digitalização e implementação de soluções tecnológicas que contribuam para um maior desenvolvimento da Cidade de Aveiro e melhor serviço aos seus cidadãos, investidores e visitantes e de implementar uma nova estratégia para a área de intervenção/bairro comercial que vá de encontro aos novos paradigmas da oferta e procura de bens e serviços e reforce a competitividade dos seus agentes económicos”.