O executivo estarrejense aprovou, por unanimidade na ultima reunião de Câmara, a adjudicação da requalificação do pavimento da ex-EN109 na zona sul do concelho. Com um prazo de execução previsto de 120 dias, a empreitada foi adjudicada à firma “Manuel Francisco de Almeida”, de Oliveira de Azeméis, pelo valor de 972 156,42€ (acrescido de IVA).
A empreitada de “Beneficiação e conservação do troço sul da Ex-E.N.109, nas freguesias de Salreu, Canelas e Fermelã” prevê a conservação, melhoramento e beneficiação das acessibilidades e circulação na estrada nacional, que apresenta um estado avançado de degradação. Os trabalhos englobam a faixa de rodagem, as bermas e valetas, obras hidráulicas e a sinalização, desde a rotunda do hospital em Salreu até ao limite do concelho em Fermelã.
A empreitada da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja surge na sequência do acordo de mutação dominial celebrado em 2023 entre a autarquia e a Infraestruturas de Portugal (IP) para a integração na rede viária municipal de vários troços das estradas nacionais, numa extensão total de 21 quilómetros. A autarquia recebeu uma compensação de 2,1 milhões de euros para poder realizar as obras necessárias para repor o bom estado de conservação das vias.