A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a abertura de Concurso Público Internacional para “Prestação de serviços de recolha e transporte a destino final adequado de Resíduos Urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de equipamento, limpeza pública e gestão do Ecocentro no Município de Ílhavo”, pelo prazo de 1 ano, renovável por iguais períodos, até um máximo de 8 anos, com o preço base do procedimento de 13.250.000,00€ (acrescido de IVA).
“A aprovação, nesta data, da abertura do referido procedimento concursal permite à Autarquia preparar atempadamente, de forma estruturada, planeada e organizada, o novo contrato, sendo que o atual, celebrado a SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A., terminará a 5 de julho de 2020.
Os serviços que constituem o objeto do Concurso pretendem assegurar adequados níveis de limpeza urbana, bem como uma eficiente e eficaz gestão do Ecocentro de Ílhavo, incluindo ainda a lavagem e manutenção de equipamentos enterrados, o alargamento dos perímetros de intervenção e zonas com limpeza quinzenal e mensal ou ainda a limpeza pública do Jardim Oudinot, envolvente ao Navio Sto. André e areal da Praia Oudinot, entre outros.
A gestão de resíduos urbanos é um serviço público essencial ao bem-estar geral, à saúde pública das populações, às atividades económicas e à proteção do ambiente, sendo fundamental e imprescindível, com claros benefícios sociais superiores aos custos de operacionalidade” refere a Autarquia.
Recorde-se que o Município foi alvo de distinção em 2018, com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos.