A Câmara Municipal aprovou a celebração de Protocolos de Concessão de Apoio Financeiro às Juntas de Freguesia do Município de Ílhavo, no valor de 210.000 euros para financiamento direto de obras e aquisição de equipamentos.
Este valor, repartido pelas quatro Juntas de Freguesia, com critérios e avaliações acordados entre todas as partes, permitirá a execução de um conjunto de iniciativas inscritas nos respetivos Planos e Orçamentos.
A Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo receberá o valor de 14.000 euros, acresce de um valor suplementar de 10.000 euros, permitindo a aquisição de um trator.
A Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação receberá o valor de 33.000 euros para colocação de enrocamento no Caminho do Praião; instalação de som e alarme contra intrusão na Capela Mortuária; vedação do acesso ao polidesportivo da EB1 Centro; aquisição de equipamento pesado, como um destroçador e pá; e recuperação do edifício dos lavadouros norte.
À Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré caberá o valor de 71.000 euros que possibilita intervenções no Cemitério; a execução de passeios em pequenos troços; demolição do antigo Lavadouro, junto à Casa da Música; e, ainda, a execução da ligação de rede de saneamento aos balneários do Complexo Desportivo.
Serão atribuídos 82.000 euros à Junta de Freguesia de S. Salvador para implementação de um Ponto de Entrega de Resíduos Verdes, tipo ECO Drive em Vale de Ílhavo; reparação e manutenção de vários caminhos agrícolas e florestais; conversão do antigo Mercado do Peixe; manutenção do Parque de Lazer da Murteira, na Vista Alegre, com a criação de um Eco Trilho e um circuito para a prática de BTT; reposição de árvores e a manutenção das caldeiras; e, também, para a construção de passeios.
A estes valores soma-se o compromisso assumido pela Câmara Municipal de Ílhavo no fornecimento de tapete betuminoso para reparações de vias e o investimento de 310.000 euros, aprovado no final de 2019, no âmbito da transferência de competências entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia enquadrada no processo de Descentralização iniciado em 2018.
“Importa realçar o entendimento e a confiança mútua demonstrados por todos os Presidentes das Juntas de Freguesia, permitindo, na sequência das diversas reuniões havidas, chegar a um pleno entendimento para a elaboração das propostas incluídas nestes Protocolos que serão formalizados brevemente.
Este trabalho conjunto e a relação institucional permanente entre Câmara Municipal e os Executivos das Freguesias permite melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados às populações e a racionalização dos recursos financeiros disponíveis no Orçamento da Autarquia, bem como promover a coesão territorial, o desenvolvimento e a qualidade de vida no Município” reforça a Câmara Municipal.