Águeda, Aveiro, 18 de Julho de 2024

Câmara de Oliveira do Bairro já destruiu cerca de 90 ninhos de vespas velutinas

2 de Setembro 2019

Os serviços do Município de Oliveira do Bairro já eliminaram, desde o início do ano, cerca de 90 ninhos de vespas velutinas, ou asiáticas, tendo já identificado para destruição mais uma dezena.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “praticamente todas as semanas temos identificado ou recebido informação dos nossos munícipes sobre potenciais novos casos de ninhos da vespa velutina, que temos destruído com celeridade”. O autarca assegura que, apesar do número crescente de casos, “temos conseguido dar resposta na verificação, uma vez que nem todos os que nos são reportados são de vespas velutinas, e destruição dos ninhos”.

Os ninhos encontrados no concelho de Oliveira do Bairro têm sido localizados, na sua maioria, em árvores, embora alguns tenham sido também identificados em edifícios de várias tipologias.

Na área do concelho de Oliveira do Bairro, a deteção ou a suspeita de existência de ninhos ou de exemplares da vespa velutina deverá ser comunicada à Câmara Municipal, através dos contactos 234 732 100 / geral@cm-olb.pt, ou à Junta de Freguesia.

A velutina distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen, que é predominantemente de cor preta, ao contrário da “nossa”, onde prevalece a cor amarela. Não sendo mais agressiva que a espécie europeia, a vespa velutina reage de forma bastante agressiva quando sente o seu ninho ameaçado.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM