A Direção-Geral do Tesouro e Finanças e nove municípios, entre eles Sever do Vouga, assinaram esta quarta-feira, os acordos de transferência, que permitem às autarquias assumir a gestão de nove imóveis estatais devolutos.
Amares, Barcelos, Barreiro, Castelo Branco, Fornos de Algodres, Mira, Penacova, Sever do Vouga e Vila Nova de Poiares, foram as câmaras municipais que aceitaram esta iniciativa de descentralização.
A cerimónia de assinatura dos respetivos autos de transferência, que decorreu no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, contou com a presença do ministro das Finanças, Fernando Medina, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, estando o município severense representado pelo presidente da autarquia, Pedro Amadeu Lobo.
O objetivo do Governo com a transferência da gestão dos imóveis para os municípios é evitar a degradação do património imobiliário do Estado que está sem uso, devoluto ou abandonado, fomentando a respetiva recuperação, conservação e reutilização.