Águeda, Aveiro, 7 de Março de 2026

Anadia: Câmara e Estado assinam contrato de permuta de terrenos

30 de Dezembro 2021

O Município de Anadia assinou o contrato permuta, com a Direção Geral do Tesouro e Finanças, dos imóveis das antigas Escola Básica de Anadia com 2º e 3º Ciclos e Escola Secundária de Anadia, com o imóvel onde se encontra implantada a nova Escola Básica e Secundária de Anadia, colocando assim um ponto final neste longo processo que leva mais de uma década de negociações.

Recorde-se que este foi um processo que durou vários anos, de propostas e de contra propostas, com a Direção Geral do Tesouro e Finanças que culminou agora com a assinatura do contrato permuta. O executivo liderado por Maria Teresa Cardoso conseguiu encerrar esta negociação, apresentando uma proposta que foi aceite pela Direção Geral do Tesouro e Finanças e, posteriormente autorizada pelo Secretário de Estado. O processo teve ainda de obter o visto do Tribunal de Contas, bem como a necessária autorização do Primeiro-Ministro.

O Município teve ainda de pagar ao Estado o montante correspondente a 369.808,00€, respeitante ao diferencial das avaliações. Com a assinatura deste contrato, o Município de Anadia passa a ser o legítimo proprietário do prédio urbano da ex-escola Secundária, do edifício do Colégio Nacional, bem como do edifício da ampliação da escola Secundária.

A escola EB 2,3 de Anadia (vulgarmente designada de Ciclo) ficou de fora neste processo de negociação, tendo em conta e segundo a autarquia o “valor exorbitante da avaliação” e do valor que o Município teria de pagar ao Estado.

Contudo,a Câmara Municipal está a ponderar enquadrar esta questão,no âmbito de um processo,também bastante complexo,relacionado com a transferência de competências do património do Estado.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM