Águeda, Aveiro, 10 de Dezembro de 2024

Câmara Municipal considera o “Águeda é Natal” um fenómeno de sucesso

10 de Janeiro 2024

Águeda despede-se do Natal com balanço “muito positivo” de um evento “marcante” e que cativou a atenção – mediática e não só – de milhares de pessoas, que encheram as ruas. Um “verdadeiro fenómeno”, como foi apelidado durante este período por jornalistas e visitantes.

Para Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, foi notório o impacto que esta iniciativa teve pelo movimento nas ruas e na atividade comercial. “Este evento, tal como o AgiÁgueda no verão, a que associamos ainda a Campanha Compre em Águeda, tem como grande propósito dinamizar o nosso comércio, ao mesmo tempo que promovemos o concelho, objetivos que foram conseguidos e superados”, disse, aproveitando para agradecer a todos os que contribuíram para que este evento se torne cada vez uma maior referência regional, nacional e internacional.

Águeda é, defende, “um concelho que promove e guarda milhares de sorrisos”, visíveis nas crianças e adultos, de todo o país e de outras latitudes, nomeadamente Espanha, que levam “memórias felizes” dos dias vividos em Águeda. Recordações amplamente partilhadas entre amigos e nas redes sociais, com o Maior Pai Natal do Mundo e as ruas com os guarda-chuvas cintilantes entre as imagens mais instagramáveis do momento.

Os dois “maiores” ícones desta época em Águeda, o Menor e Maior Pai Natal do Mundo, cativam o interesse dos visitantes. Todos os dias, associou-se um programa diversificado de atividades, que englobou as áreas cultural, desportiva e lúdica.

Este ano, o maior Pai Natal, com os seus 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil led’s, teve a “companhia” de uma banda de Natal, com renas e algumas decorações alusivas à época, entre as quais uma árvore com 8 metros de altura, decorada por um grupo informal de crocheteiras de Águeda.

As várias ruas da cidade iluminadas e decoradas com os famosos guarda-chuvas, o encanto natalício no Parque Municipal de Alta Vila, o Mercadinho de Natal, as várias atividades que decorreram no Centro de Artes de Águeda ou na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, sem esquecer o desporto, com a caminhada de Natal, e o comboio histórico do Vouga foram muitas outras atividades que marcaram o calendário deste evento.

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apontou alguns indicadores que confirmam o “enorme sucesso” do evento, mensurável pelo fluxo de milhares de pessoas nas ruas, “bem notório e visível por todos”, e pelo impacto mediático e económico. “Registámos um aumento de pessoas no Posto de Turismo de Águeda – superior em mais de 35% em novembro face a 2022, a que podemos adicionar o facto de termos registo de que, principalmente ao fim de semana, as caixas multibanco da cidade esgotaram, por diversas vezes, o dinheiro disponível”, declarou, sublinhando que são referências que permitem “extrapolar um crescimento no fluxo de visitantes muito superior ao do ano passado”.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM