Águeda, Aveiro, 22 de Fevereiro de 2024

Cantanhede comparticipa medicamentos a 100 por cento

15 de Julho 2020

O Município de Cantanhede, juntamente com a Associação Dignitude, alargou o Programa ‘Abem: Rede Solidária do Medicamento’, celebrado em 2018, que permite a comparticipação em 100 por cento na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) a pessoas carenciadas.

Este protocolo resulta de uma consciência da autarquia relativamente à conjuntura actual, pautada pela existência de uma pandemia, com consequências nefastas a diversos níveis, nomeadamente aos níveis da saúde, emprego, económico, entre outros, e com efeitos perversos num tecido populacional que já por si apresenta limitações de recursos socioeconómicos.
Neste sentido, o Município fez aprovar, na terça-feira (07), em reunião de Câmara, a proposta de alargamento do protocolo de 50 para 75 pessoas (um acréscimo de 50 por cento), de modo a poder dar resposta a uma necessidade básica de saúde que tem tido um relevante acréscimo de procura em tempos de pandemia.

À autarquia compete a referenciação dos agregados familiares e contribuir financeiramente com 100 euros anuais por cada beneficiário contratualizado, sendo o gasto excedente suportado pelo Fundo Solidário ‘Abem’.

Por outro lado, à Dignitude cabe a função de emitir um cartão com o qual o beneficiário poderá levantar os medicamentos, sem qualquer custo, nas farmácias da rede ‘Abem’.

Actualmente, são 45 as pessoas que beneficiam deste cartão, e através do qual foi possível adquirir medicamentos no valor de cerca 6 048 euros. Contudo, e face ao contexto social actual, o serviço está a instruir o processo de mais cinco beneficiários e apresentava uma lista de espera de 16 pessoas.

De realçar que actualmente são oito as farmácias do concelho que aderiram ao programa.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM