Águeda, Aveiro, 15 de Julho de 2024

Cantanhede: Exposição destaca trajes regionais das mulheres portuguesas

9 de Novembro 2022

“Trajes regionais e as mulheres do meu País” é o nome da exposição de pintura que inaugura esta quarta-feira, 9 de Novembro, no Museu da Pedra, onde ficará patente até 5 de Dezembro.

Da autoria de Maria Raquel Almeida, a mostra destaca a mulher portuguesa e as suas diversas actividades, com enfoque para o vestuário regional que testemunha cada um desses seus labores, e foi enriquecida com trajes regionais cedidos pelo Cancioneiro de Cantanhede, Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede e do Grupo Típico de Ançã.

Esta quarta-feira, dia da abertura da exposição, a artista fará uma pintura ao vivo de uma mulher com o traje típico da região. Trata-se de uma forma de dar ao público a oportunidade de assistir ao processo de criação e execução de uma pintura.

“Trajes regionais e as mulheres do meu País” resulta de uma candidatura à Bolsa de Projectos Culturais Locais da Região de Coimbra, promovida pela CIM Região de Coimbra, na qual Maria Raquel Almeida destaca a pertinência de “olhar para os trajes regionais como objecto simbólico de uma cultura e um tempo, não apenas com carácter estético, valorizando a sua dimensão etnográfica e antropológica, num processo que se materializa numa recolha de dados regionais, funcionalidades, e mesmo no seu enquadramento socioeconómico”.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM