Águeda, Aveiro, 22 de Fevereiro de 2024

Cantanhede reconhecido como Entidade Empregadora Inclusiva

11 de Dezembro 2019

O Município de Cantanhede foi distinguido, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IFP), como Entidade Empregadora Inclusiva, numa cerimónia que decorreu, anteontem (09), no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Cantanhede é o único município da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reconhecido com este estatuto, no âmbito do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade.

Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, referiu que “esta realidade é fruto da consolidação de uma cultura organizacional orientada para a integração profissional de pessoas nessas circunstâncias e para a sua valorização através de oportunidades para a progressão nas respectivas carreiras”.

Um dos importantes factores que levou a esta distinção foi o ajustamento das condições de trabalho, nomeadamente através da adaptação dos meios e equipamentos, bem como da alteração de equipas de trabalho ou das suas tarefas e reorganização das tarefas de cada trabalhador.

A atribuição da marca de Entidade Empregadora Inclusiva ao Município de Cantanhede considerou, ainda, os equipamentos e ‘softwares’ que permitem adaptações para os utilizadores com limitações motoras, baixa visão, ou cegueira e deficiência auditiva, assim como a acessibilidade aos locais de trabalho.

Foram, também, tidos em conta os protocolos que a autarquia mantém com entidades de reabilitação, tendo em vista a realização de actividades ocupacionais por pessoas com deficiência e incapacidade, possibilitando-lhes oportunidades de vida num ambiente inclusivo.

Jornal Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM