Os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo distrito de Aveiro visitaram no passado dia 22 de junho, segunda-feira, a Mata Nacional do Bussaco, com o objetivo de acompanhar os trabalhos de recuperação motivados pelas recentes tempestades, bem como os desafios presentes e futuros deste importante património do distrito e do país.
Na visita tiveram encontro de trabalho com o Presidente da Fundação Mata do Bussaco (FMB), António Gravato, e com o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, que evidenciaram o trabalho de recuperação da Mata Nacional do Bussaco, nomeadamente a intervenção no património edificado, que se encontrava profundamente degradado, designadamente as Capelas e Ermidas da Via-Sacra e o Convento de Santa Cruz, bem como as intervenções previstas para a sua componente florestal.
«A capacidade de superação deste património fustigado nos últimos dois anos por quatro severas tempestades é resultado do trabalho de todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir um património único.» destacaram os Deputados do PS na visita que realizaram.
Após esta reunião, e a propósito de uma nota de imprensa dos Deputados do Bloco de Esquerda eleitos pelo Distrito de Aveiro, insinuando o abandono e inação da Mata do Bussaco, a Deputada do PS, Joana Sá Pereira, interveio ontem na Comissão Parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.
«Esta forma de fazer política é irresponsável e pouco séria porque apenas procura desinformar. Após a reunião com a FMB percebemos porque é que o Bloco de Esquerda não quis reunir com a FMB: porque se de facto tivessem procurado os esclarecimentos para as dúvidas apresentadas poderia dar um melhor contributo para a perseveração do património que é de todos.» refere a Deputada Joana Sá Pereira.