O livro que assinala o 70.º aniversário da criação do cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas vai ser lançado, esta sexta-feira (26), na presença do actual representante da função, o Almirante Silva Ribeiro, e do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa.
A obra tem como título “Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas – 70 anos – 1950 a 2020” e será apresentada, amanhã, a partir das 15h00, no Instituto Universitário Militar, em Lisboa.
“Esta obra surge para assinalar o septuagésimo aniversário da criação do cargo do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), e homenageia todos aqueles que o desempenharam ao longo dos últimos 70 anos”, refere o Estado-Maior-General das Forças Armandas.
Desde 1950 até à actualidade já desempenharam o cargo 20 oficiais-generais, que têm as suas biografias inscritas no livro, onde também se inclui a sua simbologia heráldica, o Patrono do Estado-Maior-General, a história do Forte de Santo Amaro de Oeiras e do edifício do EMGFA, no Restelo.
A cerimónia de apresentação do livro contará, ainda, com a presença do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho; do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca; do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego; do vice-chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante Novo Palma; e do Comandante do IUM, Tenente-General Barros Ferreira, entre outras entidades civis e militares.
Jornal Campeão das Províncias