O Teatro Aveirense foi o palco escolhido para a apresentação pública dos órgãos e membros que constituem a estrutura de gestão da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 numa sessão que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da CIRA, Ribau Esteves, do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do Presidente da AIDA, Fernando Castro e do Vice-Presidente da CIRA, Salvador Malheiro, enquanto membros do Conselho Estratégico da candidatura.
Este foi o momento para se conhecerem para além do Conselho Estratégico, a Comissão de Honra e a Comissão Executiva da candidatura de Aveiro.
O Presidente da Autarquia Aveirense referiu que esta é uma candidatura de todos,de uma Região – Aveiro.Tendo destacado o papel da mesma.
Na Comissão de Honra,foi anunciado como o seu Presidente,o Ex-Comissário, Carlos Moedas, que afirmou durante a cerimónia a sua convicção de que Aveiro será a cidade escolhida a Capital Europeia da Cultura, por ter “algo que a diferencia de todas as outras opções”.
Vão estar envolvidos nos trabalhos da candidatura cerca de uma centena de entidades,assim:
Conselho Estratégico
José Ribau Esteves – Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Paulo Jorge Ferreira – Reitor na Universidade de Aveiro
Salvador Malheiro – Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
Fernando Paiva de Castro – Presidente da Direção da Câmara de Comércio de Indústria do Distrito de Aveiro
Comissão Executiva
José Pina – Assessor Cultural, Programador e Diretor do Teatro Aveirense
Sónia Almeida – Chefe de Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Aveiro
André Costa – Chefe de Divisão de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Aveiro
Carlos Martins – Perito Internacional nas áreas da Economia Criativa, Turismo e Planeamento Cultural, Diretor Executivo de “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”
Filipe Teles – Pró-Reitor da Universidade de Aveiro
Rosa Conceição Tomás – Assessora para a Cultura e Educação da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
Elisabete Rita – Vice Presidente Executiva da AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro
Comissão de Honra
Presidente – Carlos Moedas – Ex-Comissário Europeu
A escolha do dia 18 de novembro para a apresentação foi propositado por ser o dia nacional da Letónia,país que com Portugal partilhará a Capital Europeia da Cultura em 2027.
O Ministério da Cultura irá financiar com 25 milhões de euros a cidade portuguesa que seja escolhida para Capital Europeia da Cultura de 2027.
Recorde-se que para além de Aveiro estão na corrida as Cidades de Leiria, Faro, Viana do Castelo, Braga, Évora, Coimbra, Guarda e Oeiras.
Foto: Joana Magalhães/Teatro Aveirense