O Tribunal de Contas visou o contrato entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o agrupamento de empresas constituído pela Ahlers Lindley e a ETG – Empresa de Transportes e Gestão S.A., para a execução dos sistemas de carregamento para operação do novo Ferryboat 100% Elétrico, na ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra, pelo valor de 1.510.490,55€.
Os sistemas de carregamento, ficarão localizados em plataformas específicas instaladas em zona próxima aos cais de atracação do Salicórnia, em São Jacinto e no Forte da Barra, poderão ser operados por sistema automático ou manualmente.
Esta decisão é conhecida depois da autarquia ter já adjudicado à empresa E-REDES, pelo valor de 162.030,98€, os trabalhos de ligação à rede elétrica (dos PT públicos aos PT privados), nas imediações dos dois cais de atracação da embarcação, em São Jacinto e no Forte da Barra.
O novo Ferryboat 100% Elétrico, a primeira embarcação com esta característica a ser desenvolvida inteiramente em Portugal, está a ser construída pelo Grupo ETE, no seu estaleiro da Navaltagus, para a CMA num investimento global que ascenderá aos 9 milhões de euros, incluindo a embarcação, o sistema de carregamento e a obra de ligação elétrica dos cais de atracação.