Águeda, Aveiro, 18 de Julho de 2024

CCDRC reforça aposta em energia fotovoltaica

14 de Outubro 2022

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) instalou mais 114 painéis solares fotovoltaicos nos edifícios da sede, que passaram a ter 234 painéis, com o objectivo de reforçar a autoprodução de energia eléctrica.

“A energia eléctrica produzida por estes painéis solares fotovoltaicos irá permitir ter uma autossuficiência energética média durante o dia de 95%”, referiu a CCDR.

Com este projecto, que tem um valor de 52 mil euros, a CCDRC terá uma poupança anual de 60% em custos de energia, o que levará ao retorno do investimento em menos de cinco anos.

“A CCDRC, enquanto entidade com responsabilidade na gestão das políticas públicas de ambiente ao nível regional, não pode ficar alheia às questões ambientais e à urgência e necessidade de cada um fazer uma significativa redução no consumo energético sobretudo nos tempos que estamos actualmente a viver”, considerou a presidente da estrutura, Isabel Damasceno.

Segundo a responsável, “estas medidas agora implementadas contribuem para a sustentabilidade e diminuição da pegada ecológica da sua actividade”, e também para o desígnio nacional de independência em termos energéticos.

“O projecto vai permitir ainda uma significativa economia de custos fixos e está totalmente alinhado com as orientações que as entidades nacionais e europeias estabeleceram para este tipo de despesa”, sublinhou.

A CCDRC informou que, complementarmente, serão utilizadas lâmpadas LED para a iluminação interior e exterior de todos os espaços e os trabalhadores sensibilizados “para a prática de acções que conduzam a um consumo energético mais racional e ao combate ao desperdício, de forma activa”.

Até ao final do ano, será realizada uma auditoria ao consumo energético, com o objectivo de “caracterizar de forma detalhada o perfil de consumo e identificar possíveis desperdícios, conduzindo à implementação de medidas que os mitiguem, para que, também do lado do consumo, seja feita uma acção muito significativa na redução da factura energética”, acrescentou.

Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM