Águeda, Aveiro, 18 de Maio de 2024

CDS-PP questiona Governo sobre poluição no Rio Cértima e Pateira de Fermentelos

21 de Agosto 2020

O CDS-PP questiona o Governo sobre como está a ser feita a monitorização ambiental do rio Cértima e Pateira de Fermentelos.

O deputado do CDS eleito por Aveiro,João Pinho de Almeida enviou ao Ministro do Ambiente e Ação Climática uma missiva com treze perguntas sobre o rio Cértima e a Pateira de Fermentelos.

Em causa estão os acontecimentos recorrentes de descargas de efluentes no rio Cértima que, segundo o CDS-PP “poderão prejudicar gravemente o equilíbrio ecológico da Pateira de Fermentelos”.

A lista de perguntas ao Ministro João Matos Fernandes entre outras questões está a eventual ligação do saneamento dos concelhos de Anadia e Mealhada ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Centro Litoral de Portugal, as eventuais fontes de poluição pontual ou difusa do rio Cértima,a fiscalização para identificar os responsáveis pelo despejo de efluentes,os autos já levantados e com que frequência tem sido feita a recolha de amostras para análise da água.

O funcionamento das ETAR é outras das questões assim como um programa de reabilitação e de intervenção global na Pateira de Fermentelos direcionado sobretudo às pragas invasoras como os jacintos de água.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM