Águeda, Aveiro, 5 de Março de 2024

Celebrações da Semana Santa em Aveiro

8 de Abril 2022

A partir de amanhã,sábado, 9 e até dia 17 de abril, a celebração da Semana Santa em Aveiro acontece com a realização de várias atividades de cariz cultural, desde
concertos, exposições, Roteiro dos Templos de Aveiro e visitas guiadas. Depois da última edição se ter realizado em 2019, a Semana Santa em Aveiro irá proporcionar vários concertos ao Entardecer, pelas 17h30 e Concertos de Semana Santa às 21h30, nas Igrejas de Aveiro.

Do programa, destaque para o Grande Concerto de Páscoa pela Orquestra Filarmonia das Beiras na Sé de Aveiro no dia 13 de abril.

Órgãos de Aveiro – Concerto ao Entardecer

Centrado nos órgãos em funcionamento nas Igrejas de Aveiro, serão realizados nos dias 9, 12, 13 e 16 de abril, quatro concertos de compositores portugueses, sempre às 17h30, com exceção para o dia 16, dia em que o concerto acontecerá pelas 15h30.

O programa “Órgãos de Aveiro” iniciará no dia 9, sábado, com o organista titular dos Clérigos Rui Soares na Sé de Aveiro. A 12 de abril, terça-feira, o concerto acontece na Igreja da Misericórdia com Paulo Bernardino, organista titular da Universidade de Coimbra. Na quarta- feira, dia 13, o concerto de órgão terá lugar na Igreja de Jesus com Gregório Gomes, organista titular da Sé do Porto. Este ciclo finaliza na Sé de Aveiro, a 16 de abril, às 15h30, sábado de Aleluia, com o concerto por Ricardo Toste e Ensemble Aveirenses Musicae.

Concertos: Semana Santa e Entardecer

Os Concertos da Semana Santa iniciam amanhã, dia 9 com “In Christum” pela Vox Angelis na Igreja da Vera Cruz. No dia 10, domingo de ramos, o concerto será dinamizado por Iberina Ensemble na Igreja de Santo António. Dia 11, segunda-feira, a proposta recai para Cantos da Quaresma pela Sons Vadios na Igreja das Barrocas. Na terça-feira, dia 12 a Banda Sinfónica de Aveiro apresentará “Via Crucis” na Igreja do Carmo. Este ciclo termina com Gonçalo Lélis (violocenlo) e Francisco Lourenço (Violeta) no dia 16 de abril na Igreja das Carmelitas.

No programa consta o Concerto ao Entardecer com a Associação Musical e Cultural de São Bernardo às 17h30 do dia 10 de abril na Igreja do Seminário de Santa Joana Princesa. Quinta-feira Santa, 14 de abril, a Igreja da Misericórdia será palco de “Stabat Mater” pelo Ensemble de Música de Aveiro na Igreja da Misericórdia.

Artes no Canal e Artesanato

Neste fim de semana, 9 e 10 de abril, terá lugar a edição especial de Páscoa do Artes no Canal, das 9h30 às 19h, com atividades na Rua Direita, Praça Joaquim Melo Freitas, Cais do Côjo, Rua Homem Christo, Largo do Mercado Manuel Firmino e outros espaços.De 9 a 17 de abril, das 10h às 19h, decorrerá no Mercado José Estevão a Edição Páscoa de Artes e Ofícios de Aveiro – Artesanato ao Vivo.

Roteiro dos Templos de Aveiro e visitas comentadas

Por fim, a celebração cultural da Semana Santa oferece a possibilidade de visitar gratuitamente as Igrejas de Aveiro, património histórico de relevância, nos dias 13, 14 e 16 de abril.

No dia 15 serão promovidas Visitas comentadas à Iconografia da Paixão das Coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana.

Do programa consta ainda a Procissão do Enterro do Senhor no dia 15 de abril, sexta- feira santa.

“A Procissão das Cinzas de Aveiro” estará patente nas Igrejas germinadas de Santo António e São Francisco. Trata-se de uma mostra evocativa promovida pela Câmara de Aveiro e Fraternidade Secular de Aveiro.

O programa completo da Semana Santa pode ser consultado no site da autarquia, em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/agenda-aveiro


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM