Águeda, Aveiro, 20 de Julho de 2024

Centro Académico Clínico de Aveiro vai ser uma realidade

11 de Março 2021

Aveiro vai ter um Centro Académico Clínico.Falta apenas a publicação em Diário da República para concluir o processo de criação de ensino especializado em saúde com forte componente prática.

Mais investigação científica, mais cuidados a doentes, maior aproveitamento de sinergias e maior partilha de recursos humanos.

Estes são os principais objetivos do Egas Moniz Health Alliance (EMHA), o recém-criado Centro Académico Clínico concebido pela Universidade de Aveiro (UA) em parceria com várias instituições ligadas à área da saúde.

Após um longo e complicado percurso, em que foram ultrapassados muitos problemas e dificuldades, Marta Temido, ministra da Saúde, e Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinaram a portaria de criação do Centro Académico Clínico.

O consórcio do EMHA é constituído pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, os agrupamentos de centros de saúde (ACES) Baixo Vouga e do Baixo Mondego, da Administração Regional de Saúde do Centro, os ACES de Entre Douro e Vouga I — Feira/Arouca, de Entre Douro e Vouga II — Aveiro Norte, do Grande Porto VII — Gaia e do Grande Porto VIII — Espinho/Gaia, da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P., e a UA, e terá a sua sede no Campus de Santiago em Aveiro.

A criação do Centro Académico Clínico de Aveiro visa a modernização dos serviços e programas de ensino e investigação e assente na coordenação entre as várias áreas de intervenção.

O Vice-reitor da UA para a área da investigação Artur Silva realça que “a assinatura desta portaria é a concretização de um sonho antigo dos membros deste consórcio, mas em especial da academia aveirense”.

A ideia original, recorda o responsável, “assente em pressupostos muito diferentes, remonta a 2016 e à Reitoria anterior”.

Mas “as novas linhas estratégicas, bem como o trabalho, resistência e resiliência de quem fez deste desiderato uma das suas principais missões, tornaram possível estarmos a festejar este enorme sucesso”.

O Vice-reitor Artur Silva faz notar que a esta etapa, “ultrapassada com sucesso, segue-se outra também muito exigente, que culminará com a construção do edifício dedicado ao EMHA”.

Faz notar que a UA não fez nem podia fazer este percurso sozinha, e faz questão de “agradecer a todos os companheiros de viagem na pessoa do presidente do Conselho de Administração do Contro Hospitalar do Baixo Vouga,  Margarida França”. Artur Silva agradece também o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do seu presidente Ribau Esteves.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM