O Centro de Portugal brilhou na 36.ª edição dos World Tourism Film Awards, que decorreu em Valência, Espanha, com três filmes promocionais da região a destacaram-se entre os melhores do mundo.
O filme da Nazaré foi o grande vencedor na categoria Cidades; com produções da Turismo Centro de Portugal e das Caldas da Rainha a serem também reconhecidas a nível internacional.
Os prémios, organizados pelo CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, distinguem os filmes turísticos mais premiados ao longo do ano, num circuito que abrange 10 festivais em diferentes países, incluindo o Festival ART&TUR, realizado no Centro de Portugal.
O filme promocional “Vou Só 3 Dias”, da Turismo Centro de Portugal, conquistou o 4.º lugar na categoria “Regiões”. O prémio foi recebido por Mariana Calaça Baptista, directora-geral da Centro de Portugal Film Commission, que partilhou uma mensagem de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal
“Este é um filme que aborda, de uma forma única e especial, a diversidade e a riqueza do Centro de Portugal. Assente na lógica de promoção do ‘menos é mais’, daquilo que nos diferencia e nos distingue, das nossas singularidades, tem na sustentabilidade o seu vetor central”, sublinhou Raul Almeida na mensagem.
“É o resultado de um grande trabalho de parceria, e de grande proximidade, entre a Turismo Centro de Portugal e a produtora Lobby Films and Advertising, equipas a quem agradecemos o talento e a dedicação. Por último, mas não menos importante, o nosso agradecimento a todos os actores, públicos e privados, que diariamente ajudam a construir um destino tão único, quanto belo: o Centro de Portugal, um país dentro do país”, concluiu o presidente da Turismo Centro de Portugal.
Os municípios de Nazaré e Caldas da Rainha, ambos do Centro de Portugal, sagraram-se também vencedores na gala, merecendo a preferência dos jurados dos vários festivais internacionais que integram o circuito do CIFFT.
O filme “Nazaré – Bigger Than Life” (“Nazaré – Maior do que a Vida”) foi um dos grandes triunfadores do circuito, terminando em 1.º lugar na categoria “Cidades”. O filme foi produzido pela OONIFY para o Município da Nazaré.
Já o filme “Caldas da Rainha Magnificent” (“Caldas da Rainha Magnífica”), produzido pela Eureka Films para o Município das Caldas da Rainha, conquistou o 5.º lugar também na categoria “Cidades”. De assinalar que este filme resultou do “ART&FACTORY”, iniciativa integrada no festival de cinema de turismo “ART&TUR”, que todos os anos decorre no Centro de Portugal.