Águeda, Aveiro, 18 de Julho de 2024

Anadia: Ciclo “Conferências de Outono” chegou ao fim com balanço positivo

23 de Novembro 2022

O debate em torno da Economia Circular e da Descarbonização encerrou o ciclo de “Conferências de Outono”, promovido pelo Município de Anadia, em parceria com a FNWay Consulting. A última sessão decorreu, no passado dia 18, com a presença do ex-ministro do Ambiente, Carlos Borrego, a jurista e gestora Paula Policarpo e a engenheira Ana Maria Couras como oradores principais. A moderação esteve a cargo de Luís Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e Energia. Para Luís Mira Amaral “a economia circular vai criar novas cadeias de valor que irão permitir desacoplar o crescimento económico”.

Por sua vez, Carlos Borrego considera que “não é só falar sobre as alterações climáticas, é necessário melhorar o uso dos recursos”, sublinhando que “Portugal tem uma economia pouco eficiente e pouco produtiva”. Paula Policarpo referiu que “as respostas para mudar já existem. Falta agora implementá-las”. Ana Maria Couras abordou a questão da economia circular, salientando que “a circularidade da economia vai impor uma reflexão do que é a sociedade”.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, faz um balanço global “positivo” da iniciativa, considerando que o mundo vive hoje “um período particularmente difícil”, face a um conjunto de constrangimentos derivados da inflação, da instabilidade dos mercados e da questão das energias, com um forte reflexo no quotidiano das pessoas e das empresas.

“Esta foi uma tentativa de fazer uma reflexão à volta destas matérias e, obviamente tentar sensibilizar para trabalharmos em alternativas”, afirma a autarca. O ciclo “Conferências de Outono” iniciou-se com a temática da energia, a que seguiu o crescimento económico e a produtividade, terminando com a economia circular e a descarbonização. “Tratam-se de temas actuais, com que nos debatemos no nosso dia-a-dia, e que merecem uma reflexão mais aprofundada”, explica.
Maria Teresa Cardoso refere ainda que a iniciativa pretendeu também “sensibilizar os nossos governantes da importância, cada vez maior, de se olhar para o reflexo que estes temas, nomeadamente o da energia, têm na indústria e na economia em geral”.

A presidente da Câmara Municipal assegurou que iniciativa é para ter continuidade no próximo ano, abordando outros temas pertinentes. A autarca deixou uma palavra de agradecimento a todos os oradores que aceitaram este desafio, bem como às pessoas que participaram nas conferências.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM