Águeda, Aveiro, 23 de Fevereiro de 2024

Cine-Teatro de Estarreja reinventa-se e lança uma programação online

5 de Maio 2020

O Cine-Teatro de Estarreja (CTE) sempre se revelou um local de encontro e de criação, de partilha e de descoberta. No momento de incerteza que o país e o mundo atravessam, a sala de espectáculos estarrejense reinventa-se e lança uma programação online inteiramente a pensar nos seus espectadores. No mês de maio, o público terá acesso a uma oferta cultural totalmente gratuita nas páginas oficiais do Facebook e do Instagram do CTE, que vai desde do jazz ao cinema, com a iniciativa o “CTE Vai a Casa”.

Quartas-feiras comemoram o Jazz e a Leitura

As sonoridades do Jazz estão no ADN da cidade de Estarreja. E, por isso, não poderia faltar uma rubrica dedicada a este género musical.

Às 21h30, em “Jazz Escreve-se Com…” os instrumentos vão ser tocados e contados pelos seus nomes e o Jazz, o incompreendido Jazz, vai ficar mais perto de todos nós, à distância. Paulo Bandeira, como músico estarrejense ligado à nascença do Estarrejazz e à sua Big Band, é o primeiro a abrir as hostilidades, no dia 6. Outro convidado desta rubrica é o jovem estarrejense Tomás Marques, saxofonista que tem marcado o panorama do jazz nacional. Para assistir no dia 20.

A “Leitura Partilhada” de um texto literário ou de um poema, cria elos afectivos capazes de alimentar o gosto a futuros leitores. Aqui, a voz e a partilha têm o efeito do aproximar a distância e de nos confinar à vida das páginas dos livros. No dia 12, às 21h30, o ator Ricardo Carriço é o moderador desta interacção literária. E no dia 27, também às 21h30, a moderação está a cargo do actor Ricardo Correia. Esta acção será gravada via plataforma ZOOM e requer inscrição obrigatória. Mais informações aqui.

Quintas-feiras são dedicadas à sétima arte

As “Quintas de Cinema” saltam da tela do CTE para a nossa sala de espectáculos online, porque o cinema não pára. Sempre às 21h30, os amantes da sétima arte têm a oportunidade de assistirem às curta metragens de Luís Diogo, de Nilton Medeiros, de Pedro Baptista, entre tantos outros. Esta rubrica resulta de uma parceria com o Cine Clube de Avanca e conta ainda com o apoio do ICA do Ministério da Cultura.

Sextas-feiras desvendam novos hábitos culturais 

A cultura foi um dos sectores mais abalados por esta pandemia. Figuras das mais diversas áreas artísticas, estão à conversa com o CTE, para debater sobre a actual situação do sector e o seu futuro.

“À CONVERSA COM…”, no dia 8, conta com a participação do cantor Héber Marques. Na semana seguinte, dia 15, vamos conversar com a coreógrafa e bailarina Nélia Pinheiro. Dia 22, é tempo de ouvir o actor Albano Jerónimo. E, na edição da última sexta-feira do mês de maio, ouvimos a opinião do director da Escola Artística do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, Carlos Marques.

As noites de sábado convidam a reviver memórias

Recorrendo ao vasto arquivo do CTE, no dia 9, às 21h30,vamos recordar o concerto do quarteto liderado pelo saxofonista João Mortágua que abriu o Estarrejazz 2015 – Festival de Jazz de Estarreja, com a apresentação de “Janela”, disco de estreia da formação.

No dia 16, às 21h30, damos palco ao teatro pelas mãos do Teatro do Desassossego, sob a orientação da actriz e encenadora Tanya Ruivo, com a peça “Dicionário”.

No dia 23, às 21h30, voamos no tempo e sentimos o pulsar da Big Band Estarrejazz. Nesta data relembramos o Dia Internacional do Jazz com o concerto ímpar da Big Band, sob a direção musical de Pedro Moreira, que convidou, em 2016, Luísa Sobral, para homenagear uma das suas grandes influências, a diva Ella Fiztgerald.

No último sábado do mês, às 21h30, vamos assistir a um concerto que juntou, em 2016, músicos das 3 bandas do concelho. Um trio inédito composto por um elemento de cada Banda Filarmónica do Concelho de Estarreja (Banda Visconde de Salreu, Banda Bingre Canelense e Banda Club Pardilhoense). TRItono é o projecto artístico de Ricardo Antão, Sandro Andrade e Vasco Valente que respondeu ao convite do Município de Estarreja para integrar a exposição colectiva “plastiCidade”, comemorativa do 10.º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade.

Oficinas para toda a família nas tardes de sábado

A programação dos sábados não termina aqui. As tardes contam com muito ritmo, cor, imaginação, samba e alegria. Às 18h00, do dia 9, o estarrejense Nuno Bastos vai estar em directo para desvendar a “Composição de Samba – Enredo”. Todos são desafiados a anotar todas as curiosidades e perguntas para descobrir tudo sobre o processo e o seu papel num desfile Escola de Samba. No dia 23, também às 18h00, Artur Carvalho, um dos dinamizadores da Orquestra Toc’Acordar, orienta a oficina “TO’QUIM CASA” onde tudo serve para fazer som e ritmo: panelas, tachos, mesas e talheres. Esta actividade pretende ser um momento lúdico de exploração rítmica e criativa, em família e dentro de casa. A participação nestas duas actividades em directo requer inscrição prévia. Mais informações aqui.

Consulte a programação completa do “CTE Vai a Casa”.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM