Águeda, Aveiro, 23 de Abril de 2024

CIRA avança com reposição das margens do Rio Vouga

3 de Julho 2019

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), tem em curso uma nova empreitada de reperfilamento, limpeza e proteção da marginal do Rio Vouga, um investimento de 592.549,49€ (+ IVA), a cargo da empresa Framegas & Santos Lda. Uma obra inserida num projeto aprovado e cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) – “Intervenções Estruturais e Controlo de Cheias nos rios Vouga e Antuã”, que consiste no reperfilamento do leito e margens do Rio Vouga, nos Municípios de Aveiro e Albergaria-a-Velha, numa extensão de 6,3 km. A empreitada acontece nas localidades de São João de Loure, Angeja e Frossos em Albergaria-a-Velha, e Eixo e Esgueira em Aveiro.

O Rio Vouga no referido troço, em virtude das cheias ocorridas nos últimos invernos, por insuficiente capacidade de encaixe do seu leito, provocou o extravaso da água para as margens inundando assim os campos agrícolas adjacentes, fragilizando e causando danos acentuados nos taludes das margens, o que provocou vários rombos nos mesmos e nos terrenos adjacentes.
Neste sentido, a CIRA considera urgente proceder a esta intervenção de requalificação do troço do rio, que vai permitir o aumento da capacidade de escoamento e secção de vazão.

Esta intervenção integra-se numa estratégia de investimento contínuo no Rio Vouga, envolvendo, neste caso, as Câmaras de Aveiro e Albergaria-a-Velha, com o apoio da Administração da Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente (ARHC-APA), sendo todo o trabalho coordenado pela CIRA.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM