Fazendo jus à sua missão de promover o jazz e trazer a público novos talentos, o Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), nas suas duas edições, já permitiu dar a conhecer o Miguel Valente Quarteto e THEMANUS, lançando-os em respeitados palcos nacionais, como o Guimarães Jazz, “Que Jazz é este?” e Estarrejazz.
A terceira edição deste Concurso, no âmbito do Campus Jazz – Festival de Jazz da UA, aguarda candidaturas de outros novos talentos de 18 de abril a 19 de maio.
O CIJ_UA tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal, que não tenham trabalho discográfico editado, e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países. Os ensembles devem ser constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros.
O concurso prevê a atribuição de três prémios:
– Melhor Ensemble, a que corresponde o valor pecuniário de 1500 euros e um concerto inserido no programa da edição seguinte do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro;
– Melhor Composição Original que se traduz num prémio pecuniário de 500 euros;
– Melhor Arranjo Original a que corresponde o valor pecuniário de 500 euros.
O concurso é constituído por duas fases: prova de pré-seleção – concretizada através do envio de gravações áudio – e apresentação final – através de apresentação pública presencial num palco da UA.
O júri do concurso é constituído por um docente representante da UA, que presidirá o concurso, dois docentes de instituições de ensino superior em que o jazz tenha expressão curricular e dois músicos de reconhecido mérito na área.
O calendário do Concurso determina que o prazo de submissão de candidaturas decorre de 18 de abril a 19 de maio, agendando as apresentações finais para os dias 14 e 15 de junho. Os prémios serão entregues a 16 de junho, no último dia do Campus Jazz.
Com o objetivo de promover o jazz e criar oportunidades para novos valores neste género em Portugal, a UA associou-se a outros importantes festivais que vão integrar nas suas programações o ensemble vencedor de cada edição do Concurso Internacional de Jazz da UA. Assim, o vencedor do Concurso vai integrar o cartaz e atuar nos seguintes Festivais:
– Guimarães Jazz: em parceria com A Oficina – Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães que é a entidade organizadora e promotora do Guimarães Jazz;
– Que Jazz é este? – Festival de Jazz de Viseu: parceria dinamizada com a Gira Sol Azul -Associação Para a Promoção da Educação Artística, entidade organizadora e promotora do “Que jazz é este?”;
– Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja: parceria dinamizada com a Câmara Municipal de Estarreja, entidade organizadora e promotora deste evento.