Águeda, Aveiro, 23 de Abril de 2024

Conímbriga: Exposição sobre Vergílio Correia chega ao Alentejo

7 de Março 2018

A exposição temporária e itinerante “Vergílio Correia (1888-1944) – Um Olhar Fotográfico”, dinamizada pelo Centro de Estudos Vergílio Correia, Câmara Municipal de Condeixa e Associação Ecomuseu de Condeixa, chega ao Museu Regional de Beja esta quinta-feira (8).

A mostra é composta por fotografias da autoria de Vergílio Correia, guardadas pela família ao longo de quase um século, e revelam alguns dos temas dos diversos estudos que este arqueólogo realizou e dedicou às gentes e às nossas raízes histórico-culturais.

Vergílio Correia, professor da Universidade de Coimbra, fez parte do grupo de arqueólogos que descobriram a cidade romana de Conímbriga, foi um dos seus principais investigadores, para além de ter sido um notável antropólogo, etnógrafo e eminente historiador de arte.

As fotografias expostas, captadas pelo olhar sensível de Vergílio Correia, de temática predominantemente etnográfica, valorizam os ritmos do trabalho, no campo e nas oficinas, a religiosidade de um povo, os homens, as paisagens, os animais e sistemas de atrelagem, as feiras e a etnografia do traje.

A exposição foi concebida no âmbito do Colóquio de História, História da Arte, Etnografia, Geologia, Etnografia e Geografia Vergílio Correia in Memoriam, realizado em Fevereiro de 2016, em Condeixa, e das acções do Movimento da Promoção de Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Unesco.

“Vergílio Correia (1888-1944) – Um Olhar Fotográfico” é inaugurada amanhã, pelas 18h00, no Núcleo Expositivo do Museu Regional de Beja, estando patente ao público até 30 de Abril, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h15.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM